sexta-feira, 30 de novembro de 2007

A cobertura do canal da Doca

Este projeto da Prefeitura de Belém de reurbanização da Doca, que inclui a cobertura do canal que corta a avenida, ainda vai dar o que falar.

Nesta sexta, 30, pela manhã, houve audiência pública na Câmara Municipal de Belém. O ex-secretário de Saneamento, Luiz Otávio da Motta Pereira - que há não muito tempo deixou o cargo dizendo cobras e lagartos do alcaide -, estava lá. Aliás, foi ele quem pediu à Câmara para convocar a audiência.

Luiz Otávio, segundo notícia divulgada pela própria Assessoria da Câmara, "explicou que a cobertura do canal com lage ou estrutura semelhante não é recomendada, já que se trata de obra de macrodrenagem, que precisa limpeza e manutenção, sob risco de causar mau cheiro e outros problemas. A outra questão é econômica, já que construir no local exige a colocação de fundações de até 40 metros, aumentando muito os custos da obra."

Veja, no entanto, o que diz o engenheiro civil e professor da UFPA Nagib Charone Filho, em artigou que O LIBERAL publicou ontem, 29.11:

"Sem a menor sombra de dúvida, o canal (da Doca) poderá ser coberto. São muitos os exemplos de canais fechados, em forma de galerias, que funcionam perfeitamente bem. Além do mais, o canal já tem um trecho totalmente fechado, no seu final, que é o início da Marechal Hermes, sem que isso influencie no seu desempenho. A contribuição da nascente em frente ao banco, bem como a contribuição de águas pluviais e águas servidas, é pequena e o canal enche porque está em estado de vaso comunicante com a baía do Guajará. Ao cobrir o canal para transformá-lo em pista de rolamento, a avenida será aumentada de mais quatro pistas de tráfego, melhorando o fluxo da artéria."

E aí, é melhor ficar com Charone ou com Luiz Otávio? Melhor ficar com canal coberto ou não.

2 comentários:

Anônimo disse...

Vamos iniciar logo essa obra! Por que tanta demora??? E a Doca está as escuras.

Ferris Bueller’s disse...

Tudo depende da qualidade do projeto!

Se existe tanta insegurança ainda. É bom rever todo o projeto!

Acredito sim, ser possível cobrir o canal da Doca!


Att.: Nikola Tesla