quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Conciliação começa com 50% de acordos


Os dois primeiros dias da 2ª Semana da Conciliação Consciente, promovida pela 9ª Vara Trabalhista de Belém, ultrapassaram os percentuais alcançados na primeira edição da campanha. Na segunda-feira (25), foram realizadas 20 audiências, das quais dez resultaram em acordos, ou seja, 50%. Ontem, o percentual conciliatório foi mantido, 47,36%, resultante dos 09 acordos homologados.
“Mesmo em divergências pequenas o acordo sempre facilita”, diz Sílvia Pantoja, representante de uma empresa que, após um acordo realizado na 9ª Vara do Trabalho, ajustou com a antiga funcionária Adriana Silva o pagamento da rescisão contratual e o recolhimento dos valores devidos ao INSS. Um alívio, segundo Adriana, que viu no acordo a principal vantagem de resolver rapidamente o seu problema.
Coordenador do evento, o juiz Harley Wanzeller ressalta outro benefício da campanha: as antecipações de pauta. “As antecipações de audiências têm ocorrido com freqüência e o maior número delas acontece nos dias que antecedem a Semana da Conciliação. Hoje (ontem), por exemplo, só realizamos 19 audiências, pois uma foi antecipada.”
Os bons frutos das primeiras campanhas já são visíveis nas demais semanas. “O nosso maior objetivo, na verdade, é obter uma alta média conciliatória em todas as semanas do mês e não apenas durante a campanha”, afirma o juiz Harley.
A Semana é uma inovação da 9ª VTB, que adaptou sua pauta para promover um maior número de acordos. A estratégia é simples, durante três semanas do mês a pauta foi reduzida, o que dá mais tempo ao magistrado para que possa explicar as vantagens do acordo e mediar a conciliação, sempre que possível e viável. Na última semana do mês, o número de audiências é ampliado, com prioridade às audiências inaugurais, em que as partes ainda terão seu primeiro contato numa Vara Trabalhista e há maior chance para um acordo.
A Semana da Conciliação Consciente de fevereiro vai até sexta-feira (29). Quem tiver audiências marcadas na 9ª Vara e quiser realizar acordos pode solicitar a antecipação de pauta na secretaria da Vara, no horário de 8h às 13h. Maiores informações pelo fone 4008-7134. O TRT da 8ª Região fica na Travessa Dom Pedro I nº 746, bairro do Umarizal.

Fonte: Assessoria de Comunicação do TRT da 8ª Região.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito louvável a atitude do poder judiciário, buscando sempre a conciliação em todas as suas esferas. Espero que muitos Juízes se predisponham, sempre que necessário, a participarem de projetos de conciliação.