sábado, 29 de março de 2008

FHC diz que Dilma precisa demitir quem elaborou dossiê

Na FOLHA DE S.PAULO:

Chamando o episódio de "uma espécie de guerra suja", o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso lançou ontem dúvidas sobre a participação da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, na elaboração de um dossiê com gastos seus e de sua mulher, Ruth Cardoso, durante seu governo. Ele sugeriu, no entanto, que a ministra mostre que foi enganada e demita a responsável pelo documento.
Segundo revelação da Folha, o levantamento foi feito por determinação de Erenice Alves Guerra, braço direito de Dilma.
"Não creio que ela [Dilma] tenha telefonada para a Ruth para enganar a Ruth. Ela deve ter sido enganada. Agora, corresponde a ela mostrar que foi enganada. Demita quem fez isso. Puna quem fez isso", cobrou FHC, após dizer que gosta e respeita a ministra por sua luta contra a ditadura.
Em entrevista ao programa "Em Questão", da TV Gazeta, FHC frisou que, num telefonema a Ruth, Dilma negara qualquer envolvimento da Casa Civil. Ele disse que o caso é grave por transformar em pessoais gastos correntes para despesas com funcionários dos palácios: "É uma espécie de guerra suja. E isso é ruim, não só pessoalmente ruim para mim ou para Ruth porque é desagradável ver uma infâmia dessas. É ruim para as instituições".
Na entrevista, que irá ao ar no domingo, FHC afirmou que o presidente Luiz Inácio da Silva deveria ser o primeiro a exigir a abertura dos gastos da Presidência. "Se ele tivesse um sentido ético, ele dizia: "Quero ver que gasto é esse'".
Afirmando ter consultado seus assessores, ele disse que não existem gastos sigilosos na Presidência: "Isso é mentira".
Também em nota, FHC cobrou a punição dos responsáveis pela "preparação de um dossiê, ou que nome tenha -conjunto de dados, papelada, ou o que seja-, arbitrário e dirigido". Ele criticou o ministro da Justiça, Tarso Genro:
"Causa-me apreensão que o senhor ministro da Justiça considere o episódio como político-partidário e se exima por antecipação da obrigação funcional de apurar o ilícito. Tanto mais que ele implica desrespeito às regras da impessoalidade no trato da coisa pública e de quebra de confiança, que não pode ser justificada por altas autoridades da República".

Mais aqui.

2 comentários:

narynha disse...

por favor se e do para, pode achar algo sobre um acidente em 29 de março, entre um onibus e um carro? Já procurei na net e não acho. É que fiquei sabendo de um primo que faleceu nesse acidente.Me disseram que sai na net.
foi em barcarena, dizem que ate na tv passou, pois foi de grande proporção. se vc tiver imagens mande junto por favor.
Ass. nara

Poster disse...

Amiga,
Assim é difícil.
É preciso que você mande um dado mais concreto, como o nome da pessoa, por exemplo.
Abs.