segunda-feira, 31 de março de 2008

Globo vai mudar votação dos próximos BBBs

Na coluna de Daniel Castro, da Folha de S.Paulo:

A Globo deve adotar novo critério para votações nos paredões do reality show "Big Brother Brasil". A emissora tende a abandonar o sistema atual, em que votos por telefone fixo, SMS e internet têm pesos diferentes, e passar a considerar cada voto um voto, independentemente do meio utilizado.
A mudança está sendo estimulada pela polêmica gerada na final de "BBB 8", em que o campeão, Rafinha, superou a vice, Gyselle, por apenas 0,3 ponto percentual. O resultado gerou protestos de deputados do Piauí, Estado de Gyselle.
A disputa foi equilibradíssima. Dois minutos antes do encerramento da votação, cada um tinha 50,00%. No final, Rafinha venceu com 50,15%.
A diferença foi apertada por causa do critério de pesos. De acordo com Boninho, Rafinha teve 2 milhões a mais de votos do que Gyselle, e não 226.912 (0,3% de 75.637.402 do total do paredão, recorde mundial).
Gyselle teve percentual maior porque recebeu mais votos por telefone, que valem mais do que os pela internet, meio em que Rafinha se saiu melhor. Se voto pela internet valesse tanto quanto por telefone, o placar seria quase 53%.
A complexa fórmula usada pela Globo leva em consideração o total de proprietários de telefones fixos, celulares e usuários de internet no país. Horários em que são dados os votos também influenciam (SMS vale mais de dia).

Nenhum comentário: