quarta-feira, 30 de julho de 2008

Compositora santarena será homenageada no Uruguai

Rachel Peluso, a compositora santarena que faleceu em 4 de abril de 2005, vai ganhar homenagem no Uruguai, com o apoio da Embaixada do Brasil no Uruguai e do Instituto Cultural Uruguaio Brasileiro.
Em agosto, no dia 21, o maestro, professor e pianista Júlio César Huertas Scelza estará à frente de um concerto em homenagem ao centenário de nascimento da compositora. Ele se fará acompanhar dos barítonos Eduardo Garella (uruguaio) e Ulrich Schrader (alemão, radicado no Uruguai).
No concerto, o pianista uruguaio executará músicas de Rachel Peluso e diversas composições escritas em sua homenagem, como a valsa “Rachelina” (de José Agostinho da Fonseca, paraense – pai de Wilson Fonseca, maestro Isoca, com letra de João de Jesus Paes Loureiro), “Espera sem fim” (de Arnaldo Rebello, amazonense) e as “Valsas Santarenas” nºs. 39 e 41 (de Vicente Fonseca, paraense, ex-aluno da compositora santarena, no Conservatório Musical “José Maurício”, em São Paulo), peças dedicadas a Rachel Peluso e a sua irmã Gioconda Peluso, soprano.
Huertas publicou livros sobre música erudita uruguaia e brasileira, faz pesquisas acerca da música latino-americana e é renomado músico ítalo-uruguaio, premiado com a Gonfalone d'Argento pela Região Toscana, por seus méritos artísticos reconhecidos em suas apresentações no mundo inteiro. Em 1993, foi nomeado membro de honra da Sociedade Brasileira de Musicologia, em reconhecimento ao seu trabalho de pesquisa e divulgação da música erudita brasileira.

Nenhum comentário: