quarta-feira, 30 de julho de 2008

Famílias esperam pela identificação dos mortos

No AMAZÔNIA:

Familiares das cinco passageiras do Vectra JUX 2702, mortas em um acidente na PA-324 na tarde do último domingo, voltaram ao Centro de Perícias Científicas (CPC) Renato Chaves, ontem de manhã. Pais, tios e irmãos das vítimas se reuniram por mais de uma hora com o diretor do Instituto de Criminalística, Vanilton Albuquerque, e ouviram que ainda não há previsão para a conclusão do trabalho de identificação dos corpos. 'No estado em que se encontram é difícil até coletar o material para os exames', explicou o diretor.
Segundo Albuquerque, por causa do avançado estado de carbonização, não foi possível, por exemplo, coletar sangue de duas das vítimas para o exame de DNA, que deve ser feito por meio de cartilagem. A identificação pela impressão digital não foi possível em nenhum dos casos e mesmo o exame odonto-legal pode ter seu resultado comprometido. 'O calor comprometeu bastante o material genético e isso está atrapalhando um pouco. O que posso dizer é que vamos trabalhar o mais rápido possível. Agora, não podemos esquecer que é muita responsabilidade saber exatamente quem é quem.'
Parentes das vítimas também estão colaborando. Além de coletarem sangue para os exames de DNA, ontem eles responderam perguntas sobre as características de cada uma das jovens. Detalhes como piercing e até prótese de silicone podem ajudar o trabalho dos peritos criminais. Desde que os corpos chegaram ao CPC, na segunda-feira, 28, cinco peritos trabalham exclusivamente na identificação dos corpos.
Vanilton Albuquerque explicou durante uma entrevista coletiva, ontem de manhã, a mudança no local da necropsia nos corpos de cinco das oito vítimas do acidente envolvendo um Vectra e uma Ecosport. Depois de divulgar que o exame seria feito pelo Laboratório de Genética da Universidade Federal do Pará (UFPA), o CPC mudou de idéia e manteve o trabalho no próprio Instituto Médico Legal. Segundo ele, o único equipamento que faltava, um seqüenciador de DNA, foi adquirido pelo centro. 'Aqui temos condições de dar mais celeridade ao caso', justificou.
O Vectra JUX 2702 e a Ecosport JUY 471 envolvidos no acidente na PA-324 também foram periciados pelo CPC Renato Chaves. Peritos de Bragança avaliaram os dois veículos em Nova Timboteua e depois encaminharam os carros para Castanhal. A previsão para divulgação do laudo é de 10 dias. Até lá, segundo Vanilton Albuquerque, não é possível fazer qualquer afirmação sobre as causas e condições em que ocorreu a colisão.

Nenhum comentário: