sábado, 30 de agosto de 2008

Marta lidera, Alckmin pára de cair e Kassab mantém alta

Na FOLHA DE S.PAULO:

O candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, Geraldo Alckmin, conteve, na última semana, tendência de queda, e, a 36 dias das eleições, tem oito pontos de vantagem sobre o prefeito Gilberto Kassab (DEM), revela o Datafolha.
Segundo o último Datafolha, a ex-prefeita Marta Suplicy (PT) lidera a disputa com 39% das intenções de voto -15 pontos à frente de Alckmin (24%). Kassab tem 16% e ocupa, isolado, o terceiro lugar. O ex-prefeito Paulo Maluf (PP) tem 7%.
Como a margem de erros é de três pontos, para mais ou para menos, o cenário é estável em comparação à pesquisa anterior, realizada nos dias 21 e 22.
Em relação à semana passada, Marta -que tinha 41%- sofreu oscilação negativa de dois pontos, assim como Maluf. Kassab teve variação positiva de dois pontos, passando de 14% para 16%. Alckmin permaneceu com 24%.
O risco de queda foi, ao longo de toda a semana, objeto de apreensão da campanha de Alckmin. De julho para agosto, ele caiu oito pontos -de 32% para 24%- e o medo era que continuasse nessa trajetória.
Apesar de o tucano ter detido tendência de queda, a pesquisa traz também boas notícias para Kassab, seu principal adversário na disputa pela vaga no segundo turno.
Entre elas, o diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, cita a queda do índice de rejeição a Kassab (de 32% para 26%) e o aumento do nível de aprovação de seu governo (44%).
"Kassab mantém tendência de crescimento", disse Paulino, ressaltando, porém, que 81% dos eleitores de Kassab desconhecem o número do candidato. "Numa disputa acirrada, isso pode fazer diferença."
Além disso, passadas duas semanas de propaganda, apenas 31% dos eleitores que consideram o governo ótimo e bom declaram voto em Kassab, enquanto 25% optam por Alckmin e 27% por Marta.
Kassab registra crescimento de quatro pontos entre eleitores com renda familiar inferior a dois salários mínimos, passando de 9% para 13%. Marta teve queda de cinco pontos nesse segmento (de 54% para 49%). Nesse estrato, Alckmin passou de 19% para 15%.
Kassab teve aumento de dez pontos entre os com renda superior a dez mínimos, chegando a 31%. Nesse segmento, Marta passou de 20% para 16%.
Hoje com 51%, Marta teve variação positiva de três pontos entre os com nível fundamental, faixa em que Alckmin oscilou negativamente dois pontos.
Kassab teve melhor desempenho na zona norte, onde cresceu nove pontos e, com 25%, herdou votos de Maluf, que sofreu queda de sete.
O Datafolha ouviu 1.082 pessoas ontem. A pesquisa está registrada no TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral) com número 02100108-SPPE.

Nenhum comentário: