quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Missa abre visitações antes do Círio

No AMAZÔNIA:

Uma cerimônia religiosa realizada na Delegacia-Geral da Polícia Civil, na manhã de ontem, marcou o início da peregrinação da imagem de Nossa Senhora de Nazaré pelas delegacias e unidades do Sistema de Segurança Pública do Estado. O evento faz parte da programação do 10º Círio da Polícia Civil, que é realizado todos os anos, no último domingo de setembro. Padre Silvio Jaques, pároco da Basílica-Santuário de Nazaré, conduziu a cerimônia, que contou com a participação de servidores da Polícia Civil.
Cânticos e orações foram entoadas durante o evento, no auditório-central da sede da Polícia Civil. A peregrinação da imagem de Nossa Senhora de Nazaré é realizada por uma comissão de servidores da instituição policial, sob coordenação da investigadora Sônia Gonçalves, que, todos os anos, organiza as 'visitas' nas unidades policiais, na Região Metropolitana de Belém.
Hoje, a imagem será levada da Delegacia-Geral para a Seccional Urbana de Mosqueiro, primeira da peregrinação, que vai durar 30 dias. Nesse período, receberão a imagem da Virgem as divisões especializadas, bem como, as seccionais da Polícia Civil em Marituba, Ananindeua e na capital paraense, entre as quais, Marambaia, Pedreira, Sacramenta e Guamá. Também serão visitados o Instituto de Ensino de Segurança do Pará (Iesp), em Marituba; o Centro Integrado de Operações (Ciop), a Secretaria de Segurança Pública do Pará (Segup), entre outras unidades.
A peregrinação termina no dia 26 de setembro, na sede da Delegacia-Geral, em Belém. No dia 28, às 7h30, haverá missa e em seguida, a grande procissão do Círio da Polícia Civil, que seguirá em direção ao Praça Santuário de Nazaré. A romaria dos policiais foi instituída oficialmente em 1999. A procissão surgiu como forma de proporcionar aos servidores uma oportunidade de louvar a Virgem de Nazaré, já que, no segundo domingo de outubro, dia da maior procissão religiosa do Brasil, a maioria deles estará no trabalho.

Nenhum comentário: