quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Polícia ocupa a Terra Firme. Só três são presos.

No AMAZÔNIA:

A Polícia Civil resolveu reagir contra ação de criminosos das passagens Ligação e Lauro Sodré, na Terra Firme, prendendo pelo menos três deles em uma operação repressiva realizada ontem de manhã no bairro. A equipe da Seccional do Guamá apreendeu armas e drogas e promete prosseguir a caçada em busca dos bandidos que aterrorizam os moradores da área.
O delegado Carlos Alberto Antunes, diretor da seccional, instaurou inquérito para investigar a atuação da quadrilha composta por pelo menos dez marginais. O grupo é tão audacioso que até desafia as polícias Civil e Militar, que teriam dificuldades de capturá-los por falta de efetivo. Eles cobram pedágio para permitir a circulação de moradores nas vias próximas ao Complexo São Domingos e assaltam e traficam drogas sem sofrer qualquer incômodo por parte da vizinhança, acuada com receio de represálias.
'Bandido não tem o direito de falar nada e a Polícia Civil tem o dever de prendê-los e colocá-los na cadeia. Ela não pode ser colocada em xeque. Os bandidos têm de se submeter ao aparato de repressão do Estado', disse o delegado Carlos Alberto, quanto ao domínio exercido pelos assaltantes.
O diretor da Seccional do Guamá ainda avisou os criminosos: 'São eles que devem nos temer. Podem ter certeza de que todos vão para a cadeia. Nem que seja necessário mobilizar um maior contingente de policiais. A polícia não vai deixar se intimidar por um grupo de bandidos que se aproveita de uma comunidade pacífica e que se apóia no tráfico de drogas'.
As vias consideradas de risco na Terra Firme são a passagem Ligação, a rua Celso Malcher e as passagens Lauro Sodré, Brasília e 24 de Dezembro. Participaram da ação de ontem 10 policiais civis da Seccional do Guamá, que receberam reforço do Grupo Pronto-Emprego (GPE) e da 11ª Zona de Policiamento Urbano (11ª Zpol/PM), sob o comando do coronel Tomaso.
Três adolescentes que compõem a quadrilha foram encaminhados a Divisão de Atendimento ao Adolescente (Data), no Jurunas. Eles estavam em uma casa na Lauro Sodré, entre as passagens 25 de Agosto e 2 de Junho, quando foi dada a voz de prisão ao trio. Na residência, foram apreendidas 50 petecas de pasta de cocaína, duas balanças de precisão, uma pistola 765, mais um revólver calibre 38 com sete munições intactas, dois celulares e um frasco de solução de bateria.
Um dos adolescentes apreendidos é acusado de cometer duas mortes, inclusive a do vigilante Jefferson Barbosa da Fonseca, de 31 anos. Ele foi morto na noite de 29 de junho deste ano, em frente à residência dele, na passagem Lauro Sodré. Jefferson morreu com sete tiros quando chegava de uma festa junto com a namorada, que foi baleada na perna. O motivo da execução foi uma rixa que surgiu durante uma partida de baralho envolvendo o homicida e Jefferson, dois dias antes do crime. O caso é investigado em inquérito instaurado na Delegacia da Terra Firme. Mais três envolvidos estão foragidos.

Nenhum comentário: