domingo, 31 de agosto de 2008

Quem é sócio, comprador ou concorrente da Unama?

Um Anônimo passou por aqui e deixou comentário dos mais interessantes, dos mais instigantes, provocadores, emuladores sobre a postagem A nota de esclarecimento da Unama não esclarece.
Sinceramente, seria um despropósito, uma injustiça deixar o comentário do Anônimo escondido lá na caixinha. É justo que lhe demos visibilidade. Aliás, é justo que lhes demos visibilidade – ao Anônimo e a seu comentário. Façamos isso. Depois, os comentários do Espaço Aberto. Porque o Espaço Aberto não é de ferro, evidentemente.
Diz o Anônimo:

Caro Amigo,
Seu comentário foi muito bem redigido, você escreve muito bem, de fato, sua simpatia pelo Dr. Edson Franco tem fundamento, pois o mesmo também tem na redação um de seus pontos fortes.
Mas o que me deixou intrigado foi, como que você uma pessoa que escreve tão bem gasta um tempo precioso em um assunto desse?
a) Você tem razões pessoais para perder seu tempo?
b) Você é sócio da Unama?
c) Você é comprador?
d) Você é concorrente?
e) Você é desempregado?

Nada é para sempre, Henry Ford morreu e a Ford continua viva até hoje, vamos pensar que o tempo do Dr. Édson passou, como se diz no amor: "Foi bom enquanto durou".


-------------------------------------------

Caro Amigo Anônimo.
Você também.
Você redige bem. Dá mostras disso.
Mas o que me deixou intrigado foi: como é que você, uma pessoa que escreve tão bem, gasta um tempo precioso lendo um assunto desses e mandando indagações como essas?
a) Você tem razões pessoais para perder seu tempo?
b) Você é sócio da Unama?
c) Você é comprador?
d) Você é concorrente?
e) Você é desempregado?
Viu só, Caro Amigo Anônimo?
Nós não somos parecidos? Genericamente, não somos parecidos?
Genericamente, somos.
Agora, particularmente, vou lhe responder questão por questão. Faz de conta que estamos numa prova discursiva de vestibular. Pode ser até de um vestibular da Unama. Vamos lá?
a) Minhas razões são jornalísticas. A Unama não é a taberna do Seu Zé, que fica na esquina menos movimentada na cidade. Aliás, até mesmo quando a taberna do Seu Zé da esquina fecha, isso faz falta para quem mora nas redondezas. Tem repercussão na vida, na rotina das pessoas. Imagine, então, a repercussão que envolve uma instituição do porte da Unama, a maior universidade privada do Estado e uma das maiores da Região Amazônica. A renúncia de seu reitor é um fato jornalístico. Ele estava havia 34 anos no cargo e renunciou. Então você acha que, diante de tudo isso, o poster – apenas para não ser confundido como “concorrente” e “comprador” - deveria fazer de conta que não viu nada? Você acha que o poster deveria discutir aqui física quântica? Ou então, em vez de discutir o caso Unama, deveria oferecer a seus leitores candentes debates sobre as últimas especulações sobre a natureza dos elementos químicos que existem nos nadires, nos abismos, nas fossas abissais mais profundas da Terra? É isso mesmo que você acha? Essas são, portanto, as minhas razões para discutir o assunto Unama. E as suas razões para não discuti-las, Anônimo, quais são? Superada a questão "a", vamos à "b".
b) Não sou sócio da Unama. A única sociedade que eu tenho é com o Espaço Aberto. E blogs, como você sabe, não são objeto da cobiça de grupos que querem comprar universidades. Ainda bem que não são. Já pensou se o fossem? Os sócios daqui, que gostam de imitar os outros, iam logo querer imitar os sócios da Unama. Alugariam uma sala no Hilton, discutiriam o assunto e depois deixariam a coisa vazar para a Imprensa. E você, Caro Anônimo? É sócio da Unama?
c) Não sou comprador. O pessoal daqui da redação compra freqüentemente ingressos para ver jogos do Remo e do Corinthians. Quanto aos do Fluminense, nem pacote no canal fechado estamos comprando. Melhor seria vermos os jogos do Flu pela Globo. Mas a Globo, você sabe, passa os jogos do Flamengo um dia sim, outro também. E ainda tem o Glob Esporte no outro dia, também sobre o Flamengo. Não tem combate. E você, Caro Amigo Anônimo? Você é comprador da Unama?
d) Não sou concorrente. Você é? É concorrente do Édson Franco? Pelo agastamento que você expressou, parece que é concorrente de alguém. É?
e) Não sou desempregado. Você é?
Então, pronto. Você já sabe quais as minhas disposições.
E as suas, quais são?
Pode responder.
Responda como Anônimo mesmo. Não há problema.
Ah, mas ainda tem a parte final.
Você diz: “Nada é para sempre, Henry Ford morreu e a Ford continua viva até hoje, vamos pensar que o tempo do Dr. Édson passou, como se diz no amor: ‘Foi bom enquanto durou’”.
Engraçado, Caro Amigo Anônimo, você entrou no mérito sobre a saída do reitor. Você emitiu um juízo: “Foi bom enquanto durou”, diz você. É um juízo seu. Um juízo de valor. Uma avaliação. Uma aferição. Uma ponderação.
Pois veja só: o blog nem fez juízo – nem a favor, nem contra. O blog informou, noticiou, fez indagações – entre elas, sobre como será a Unama sem Édson Franco no comando. Foi isso que o blog fez. Contrariamente, você não. Você fez questionamentos e, ao final, concluiu: “Foi bom enquanto Édson Franco esteve à frente da Unama. Sem Édson Franco, melhor para a Unama.” Em resumo, é a sua conclusão. Uma conclusão que, permita-nos dizer, justifica que lhe façamos cinco perguntas. São perguntas básicas, na base do “sim” ou “não”. Olhe só:
a) Você tem razões pessoais para perder seu tempo?
b) Você é sócio da Unama?
c) Você é comprador?
d) Você é concorrente?
e) Você é desempregado?
Hein, Caro Amigo Anônimo?
Você responde pra gente claramente, assim como respondemos a você?
O espaço está aberto a você. Permanentemente aberto.

8 comentários:

Anônimo disse...

É por isso que sempre leio este blog."Não" ao silêncio!
Abs

Poster disse...

Pois é, Alcyr.
E o melhor mesmo é se identificar, como você se identifica.
Se o Anônimo se identificasse, saberíamos logo quem é. Se é comprador, concorrente etc.
Abs.

Anônimo disse...

Caros Amigos,
Vivemos em um País democrático, e a Democracia prega acima de tudo o direito ao voto secreto, desta forma estou fazendo uso deste direito.
Fiquem tranquilos, não sou nenhuma das alternativas citadas.
E continuo me perguntando, por que uma simples troca de Reitor de uma Universidade particular faz com que pessoas de tanta capacidade percam seu precioso tempo????
É do conhecimento de vocês que a UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo, teve também a troca de Reitor? Inclusive em torno de um escâdalo.
Caros Amigos Paraenses, entendam, a troca de Direção é algo asolutamente normal e positivo para as empresas, acontece no mundo inteiro e todo dia.
ABS
Anônimo

Poster disse...

Caro Anônimo Secreto,
Mas, pelo menos aqui no blog, ninguém está intrnqüilo, não, com sua condição de secreto.
Realmente, é um direito seu manter-se assim.
Mas também é um direito nosso suspeitar - assim como você suspeitou do pessoal aqui do blog - que você é comprador, concorrente ou seja lá o que for da Unama. E que perde seu preciosíssimo tempo lendo coisas que tais.
Se você diz que não, então damos a você o benefício do crédito.
Isso é democracia também, pois não?
Grande abraço, um bom domingo e vamos em frente.
Debatendo a Unama (rsssss).

Anônimo disse...

Primeira vez que visito e comento um de seus posts...
Desculpe parecer um intruso mas:
1. já tive blog até o início desse ano e sei bem os "anônimos" perturbam.. Eles são um "mal necessário" pois às vezes contribuem com informações e/ou discussões importantes. E às vezes surgem apenas para criar confusão.
2. o "anônimo" da vez parece que é alguém que, assim como vc, sabe mais do que escreve.
3. tb conheço o Dr. Édson Franco pessoalmente. Não posso dizer que foi um desprazer, nem um prazer. Como todos os seres humanos, ele tem virtudes e defeitos.
4. Infelizmente, é fato que apenas as virtudes estão sendo destacadas demais em tudo que li e continuo a ler.
5. Pra entender melhor a história entrei em contato com colegas que dão aulas em instituições daqui de Belém e pude me inteirar de algumas particularidades do caso.
6. Quatro coisas chamaram a minha atenção:
6.1. O anônimo tem certa razão... Pa não se discutir o futuro da Unama ao invés de ficar batendo palma pro ex-reitor ?? Afinal, a Inês pémorta, não é ?
6.2. Citando parte de seu texto: "... discutiriam o assunto e depois deixariam a coisa vazar para a Imprensa." Pelo que fui informado, o vazamente partiu apenas de uma das pessoas presentes à reunião. E pelo que o conheço (ele e seu ego), as informações estão corretas. Assim, como vc deve saber, quando se diz "deixaram a coisa vazar", o texto deve sempre dizer "quem deixaram" ?? :-)
6.3. É do seu conhecimento (não consegui descobrir nada) quem é o suposto comprador? (essa informação seria fundamental para responder o item 6.1, né ?
6.4. Penso (desculpe se estiver sendo deselegante) que em um blog que se permite o comentário anônimo, o anonimato deve ser respeitado. Vc está fazendo isso. E além disso, acho que tanto o tal "anônimo" (tb estou curioso em saber quem é...) quanto qualquer outro visitante tem o direito de saber se a motivação do blogger.

Caríssimo, repito: essa é a primeira vez que comento aqui. Mas saiba que não é por falta de interesse. É só pq nunca tinha nada a contribuir. Ótimos textos. Parabéns!

Poster disse...

Caro Alberto,
Então, você estréia em comentários aqui no blog em grande estilo.
Pela elegência, pela ponderação e pela pertinência das colocações.
Algumas coisinhas, porém:
1 - Como você mesmo reconhece, respeitamos todos os Anônimos. Inclusive o que suspeitou aqui do blog.
2 - E tanto reconhecemos o direito dele de expor seus argumentos que nos detivemos em responder. Um por um. Ele pode não concordar com as nossas razões, mas nós as expusemos. Clarmente.
3 - O fato de "Inês ser morta" não afasta a validez de que discutamos sobre a Inês. Acho que não.
4 - É público que um dos grupos interessados na Unama é o Anhangüera. Isso já foi dito aqui, em postagens anteriores.
5 - Eu sei - muitos sabemos - em off quem vazou detalhes da reunião. E não foram duas ou três pessoas, não. Foram mais. Por que não se revela. Porque vazaram em off, evidentemente.
Volte mais, caro Alberto. Por esta sua estréia, você tem muito a contribuir com o blog.
Grande abraço e um bom domingo.

Anônimo disse...

Quem dera que o querido Clube do Remo fosse eficiente e ágil como o time do Espaço Aberto.
Égua, sumano!
Mais um golaço do Espaço (cada vez mais) Aberto.
Saudações azulinas (já bastante preocupado com o próximo jogo do Leão).

Poster disse...

Anônimo,
Com Ribeiro à frente, é mesmo preocupante.
Abs.