quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Secretário: desabamento no PSM “foi intencional”

No AMAZÔNIA:

O desabamento que feriu quatro pessoas no Pronto-Socorro Municipal (PSM) do Umarizal, no último domingo, foi provocado de forma intencional, na opinião do secretário municipal de Urbanismo Sérgio de Souza Pimentel. Segundo ele, alguém subiu ao telhado do prédio para acumular entulhos na calha, que veio abaixo em um dia chuvoso. Ainda ontem foi divulgado laudo técnico feito Seurb, sobre a perícia feita no PSM na última terça-feira. O documento foi encaminhado à Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), responsável pelo pronto-socorro.
Pimentel baseia sua opinião no laudo técnico, que confirmou o entupimento do duto que faz a drenagem da água da chuva que cai em cima do prédio. A perícia, no entanto, limita-se a explicar as causas técnicas do desabamento. Dessa forma, o laudo não faz qualquer menção se o bloqueio do duto teria sido proposital; essa conclusão foi tirada pelo próprio secretário.
A vistoria técnica, realizada na última segunda-feira pelo Departamento de Obras Civis (Deoc) da Seurb, concluiu que o imóvel não corre qualquer risco. A queda da calha foi causada exclusivamente pela sobrecarga de água da chuva, que se acumulou por conta da obstrução das colunas de descida dessa água. Por outro lado, o laudo, assinado pelo técnico Carlos Roberto Souza Rodrigues, sugeriu obras para reparar problemas existentes, para melhorar a higiene e o conforto. O estado de conservação do prédio, das instalações elétricas e hidráulicas foi considerado regular.
Uma das justificativas dadas por Pimentel para sustentar sua tese é que madeira, galhos, sacos plásticos e até uma cueca não são comuns de serem encontrados acumulados especificamente na tubulação de escoamento em telhados de edifícios. A forma com que os objetos estavam enfiados nos dutos também contribuiu para a hipótese proposta pelo secretário. '(O material) não estava apenas jogado, mas sim comprimido como se tivesse sido colocado para impedir a passagem de água', explica.
Por fim, o secretário de Urbanismo não vê outra opção para que a calha tenha desabado, senão por ação direta de alguém. 'A calha suportou todo o inverno e não teve um vazamento sequer. Por que logo agora iria desabar?', questiona. Apesar disso, Pimentel prefere não falar que houve uma sabotagem, embora o significado da palavra (danificar de caso pensado, segundo o Dicionário Aurélio) se encaixe perfeitamente na idéia proposta por ele.
Ao encaminhar o laudo da Seurb à Secretaria de Saúde, Sérgio Pimentel sugeriu que fosse aberto inquérito administrativo no PSM, para apuração dos responsáveis pelo acidente. Segundo ele, até um Boletim de Ocorrência já foi registrado no posto policial do pronto socorro, para que haja punição criminal, em caso de comprovação de culpa ou dolo.

3 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia, caro Poster:

deste vasto relato cabe-nos o orgulho, quem sabe, de depois do cuecão de dólares, escândalo nacional, termos aqui o cuecão-da-calha, escândalo local.

Santo Ambrósio ainda não voltou da licença-prêmio!

Abraço.

Poster disse...

Bia,
Este seria, literalmente, um escândalo por baixo dos panos (rssss).
Aliás, você o que é hospitalocêntrica?
Veja uma postagem no início da tarde.
Abs.

Anônimo disse...

Há dois culpados neste caso: Um desconhecido e São Pedro. Este desconhecido convenceu o Porteiro do céu a apoiar outro candidato(a) nesta eleição. Combinaram, então, que cada um fizesse sua parte. O desconhecido entupiu a calha e São Pedro entrou com uma generosa chuva. Foi intencional. Agora, tem que ter cuidado com as intenções alheias, principalmente, se receberem apoio do além. Que perícia!