quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Semtras já distribuiu 23 mil bolsas família em Santarém

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semtras) em Santarém já distribuiu 23 mil bolsas, dentro do Programa Bolsa Família do governo estadual, e virou destaque nacional, já que o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) o considera o mais perfeito do Pará e atribuiu-lhe nota 9,7 no que refere ao IGD (Índice de Gestão Descentralizada).
“Nós demos um salto de qualidade. E conseguimos isso graças a dois aspectos: à política implantada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que deu um olhar diferenciado à assistência social em todo o País, criando programas sociais que visam retirar os excluídos da miséria, e ao empenho da secretaria, em concretizar políticas sociais que realmente revertam em benefício da população”, diz a titular da Semtras, a advogada Ana Elvira Alho.
Em quase quatro anos, ela transformou a secretaria num lugar respeitável, nos moldes da secretarias de Saúde e Educação, onde o cidadão, ao procurar os serviços ofertados, tem a certeza de que ali funcionam políticas públicas sérias e de qualidade, e não mais o assistencialismo.
Nos últimos três anos, a Semtras triplicou de tamanho, beneficiando sobremaneira a população carente de Santarém. Além do Bolsa Família, que é o maior programa da secretaria, em três anos e meio de governo, o município também foi contemplado, segundo a Semtras, com outros programas sociais que merecem destaque e são novidade no âmbito da assistência social.
Entre outros, a Semtras menciona o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social); o Bem Me Quer - programa de enfrentamento à violência e exploração sexual contra crianças e adolescente; e AEC (Centro de Atendimento ao Empreendedor Cidadão Identidade Cidadã)
O Identidade Cidadã, outro programa, é desenvolvido em parceria com o governo do Etado, via Polícia Civil, e conta com dois postos de atendimento - na secretaria de assistência e na Vila de Mojuí dos Campos. São os únicos no interior do Pará que funcionam fora da polícia civil, segundo a Semtras.
Duzentos universitários recebem do Poder Público ajuda para pagar suas mensalidades. O Nana Nenê, segundo a Semtras, apóia mulheres grávidas, com entrega de enxoval ao final da gravidez. O Pro Jovem Adolescente e no Pro Jovem Urbano, programas que já estão sendo instalados em Santarém, são direcionados para a juventude do município, segundo a Semtras.
O Programa Compra Direta deverá beneficiar o pequeno criador/agricultor, enquanto o o Restaurante Popular, construído nos altos do Mercadão 2000 se encontra em fase final de construção. O restaurante deverá atende diariamente 500 pessoas, oferecendo ainda outros serviços, em um espaço multiultilitário, tudo dentro das diretrizes do Programa Fome Zero.
A secretária informou, por fim, que hoje o município pode contar com um cadastro das famílias carentes, o CADÚnico, trabalho árduo, feito pela atual gestão e de grande importância para detectar quem são as famílias santarenas que precisam de uma atenção especial do governo. "Hoje temos condições de informar, com precisão, quantas, quem são e onde residem nossas famílias carentes e inseri-las em um dos inúmeros programas sociais que ofertamos. Nosso interesse e dar dignidade e promover cidadania", diz a titular da Semtras.
A secretária Ana Elvira Alho considera que, mesmo com demandas sociais ainda exigindo a pronta ação do Poder Público, o trabalho em equipe e o espírito público podem contribuir para reduzir carências. “Ninguém faz nada sozinho. Trabalhamos em equipe. Uma equipe afinada, solidária e sensível. Ações voltadas para atender os mais carentes têm interesse público dos mais relevantes, eis que não apenas estimulam as pessoas a reinserir-se no contexto de dignidade que todos merecem, como também expressam a responsabilidade do administrador, que deve identificar os problemas, reservar os recursos necessários para superá-los e usar o dinheiro público com absoluta probidade, seriedade e racionalidade. É o que temos feito, com o integral apoio do governo a que pertencemos”, resume a secretária Ana Elvira Alho.

Com informações fornecidas pela Semtras

Nenhum comentário: