sexta-feira, 31 de outubro de 2008

A Braz de Aguiar antes e depois. Duciomar antes e depois.

Um Anônimo prestou primoroso serviço ao blog.
Ao ler a postagem sobre as calçadas da Braz de Aguiar (na foto ao lado), que ainda estão arrebentadas – e sabe-se lá até quando ficarão arrebentadas -, mandou pra cá notícia publicada em O LIBERAL precisamente no dia 11 de maio deste ano.
Diz um trecho da matéria: “[As principais mudanças] são a mudança total do passeio, com a retirada das pedras portuguesas e a construção de calçadas em concreto simples, mais a implantação do projeto Faixa Cidadã, que permitirá o acesso fácil e livre a portadores de necessidades especiais.”
Estávamos, portanto, em período pré-eleitoral. Estávamos em período de expectativas. Estávamos em momento de Duciomar lambendo os beiços, piscando os olhos para suas próprias pretensões de concorrer a um segundo mandato.
E então?
E então que a Braz de Aguiar, àquela altura pintada para o distinto público com as cores fortes da ficção, era uma Braz de Aguiar modelo, exemplar, perfeita, uma Braz de Aguiar florida e reluzente. No papel, era tudo isso e muito mais.
Leia a matéria aí embaixo.
E não esqueça: foi antes das eleições; agora, como você sabe, estamos num período pós-eleição, que se estenderá até 2010 - ou até 2012.

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Braz de Aguiar será repaginada este mês

A avenida Braz de Aguiar ganha recomposição urbanística e novos conceitos de postura na instalação de bancas de revistas, floreiras, lixeiras, cabines telefônicas e, principalmente, calçamento público, já a partir deste mês. O novo modelo vai dotar a avenida de elementos inovadores na cidade. Os principais são a mudança total do passeio, com a retirada das pedras portuguesas e a construção de calçadas em concreto simples, mais a implantação do projeto Faixa Cidadã, que permitirá o acesso fácil e livre a portadores de necessidades especiais.
Serão 12 mil metros quadrados de novo calçamento. A saída das pedras portuguesas vai atender a um velho apelo da população que circula pela avenida, sobretudo mães com carrinhos de bebê e cadeirantes, explica o prefeito Duciomar Costa. A manutenção da calçada em pedra portuguesa é sempre difícil em qualquer lugar das regiões Norte e Nordeste. Tudo porque o material vem do Sul do país, aumentando os custos com os reparos das pedras que soltam e até provocam pequenos acidentes.
A Faixa Cidadã, projeto que nivela o calçamento em uma só altura, promove o acesso fácil a portadores de necessidades especiais. Terá a faixa com ladrilho de guia táctil e outra como guia direcional e de alerta. Serão dois quilômetros de faixa nos dois sentidos da avenida, de acordo com o prefeito Duciomar Costa.
Outra inovação é a retirada da calçada de vários elementos que hoje acabam obstruindo o trânsito livre de pedestres, maior característica de uso da Braz. Desaparecem do cenário da via os totens publicitários e todas as placas, incluindo as de sinalização de trânsito. Tudo porque, segundo o secretário de Urbanismo Sérgio Pimentel, serão instalados oito semáforos com estrutura em chapa de ferro, pilar treliçado com fechamento em chapa metálica, que vai comportar não apenas o sinal de trânsito, mas ainda reservará, próximo à base, espaço publicitário e informações que antes figuravam nas placas indicativas de logradouro transversal e da via, mais a placa de sinalização informando se é permitido ou não o estacionamento na área. 'Vamos retirar vários elementos que poluem a Braz e deixá-la com um novo conceito estético', reforçou o arquiteto da Seurb Edinaldo Mácola Rente, um dos responsáveis pelo projeto. O arquiteto confirmou que todas as rampas para acesso a portadores de necessidades especiais serão desobstruídas e todas as floreiras das esquinas da avenida serão rebaixadas ao nível da calçada. A mureta que hoje atrapalha o transeunte será demolida para dar lugar a um novo conceito, também, de paisagismo.
As placas e painéis publicitários só serão permitidos estritamente na fachada das lojas ou no próprio terreno das mesmas. Nada mais de front ligth intimidando o pedestre no meio da calçada. Para isso, a Secretaria Municipal de Economia (Secon) vai começar uma operação de limpeza da poluição visual na via, para que a Braz de Aguiar se adéqüe ao rigor do Código de Postura do Município de Belém e da Lei de Acessibilidade.

Projeto torna avenida acessível a pedestres
Metal e vidro. Esses serão os novos elementos que vão dar charme e leveza à nova avenida Braz de Aguiar. As bancas de revistas foram redimensionadas e terão tamanho padrão de quatro metros de comprimento por 1,5 metro de largura. O tamanho aumenta para a profundidade diminuir. Isso significa, de acordo com o secretário de Urbanismo, que o pedestre não terá mais que disputar espaço com jornais e revistas no meio do passeio público.
A avenida inteira possui sete bancas de revistas, que passarão a ter estrutura em vidro e metal e ocupar apenas um terço da calçada, como prevê a legislação. Outra novidade é a instalação de 20 novas lixeiras ao longo da avenida. O cesto em fibra de vidro e concreto terá articulação apropriada para a retirada dos detritos pelo carro coletor de lixo.
As cabines telefônicas também sofrem alteração permanente. Todas as dez cabines da via acomodarão os telefones públicos em estruturas compactas de ferro e vidro. 'O projeto da Braz é interessante porque privilegia o pedestre e torna a avenida uma Oscar Freire em plena Amazônia', disse o secretário municipal de Urbanismo.
A rua Oscar Freire é considerada uma das mais luxuosas do mundo, de acordo com a Mistery Shopping International, e é o mais importante símbolo dos Jardins, região de São Paulo que concentra grande parte do comércio de rua de luxo do país. Em ruas vicinais, como Haddock Lobo e Bela Cintra, também estão importantes boutiques de marcas brasileiras e internacionais.

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