quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Virulência funciona, dizem republicanos

Na FOLHA DE S.PAULO:

Um detalhado memorando interno do Partido Republicano sobre o estado da campanha presidencial indica ter sido acertada a estratégia de John McCain ao elevar o tom dos ataques contra o democrata Barack Obama. Por conta dessa fase mais virulenta, McCain estaria conquistando posições em alguns Estados vitais para a eleição da próxima terça-feira.
O documento republicano foi preparado por Bill McInturff, responsável por pesquisas dentro da legenda. Ele relata haver levantamentos reservados com sinais de fortalecimento de McCain entre eleitores em zonas rurais e entre simpatizantes democratas que ainda não decidiram em quem votar.
É importante notar que as pesquisas de opinião na maioria dos Estados mais relevantes mostram ainda Obama à frente de McCain, embora muitas vezes dentro da margem de erro. A Flórida é um caso. Na semana passada, o "Miami Herald" divulgou um levantamento dando 49% para o democrata e 42% ao republicano. A diferença parece grande, mas a margem de erro era de 3,5 pontos -ou seja, havia empate técnico.
A eleição nos EUA é indireta. É o Colégio Eleitoral que escolhe o presidente. Nele votam delegações de cada Estado, proporcionais à sua população, de acordo com o vitorioso local. Em muitos, o voto já está definido segundo o partido. Os que ainda estão em dúvida são chamados de "Estados-pêndulo".

Mais aqui.

Nenhum comentário: