quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Bandidos rezaram com casal antes da morte

No AMAZÔNIA:

Mais três dos cinco envolvidos no assassinato do advogado José Francisco Vieira, do Grupo Líder, estão presos à disposição da Justiça. Capturados pela Polícia Rodoviária Federal na última segunda-feira, enquanto empreendiam fuga no interior do Ceará, os acusados Emerson Viana, o 'Cearazinho' - autor dos disparos que mataram a vítima -, Almir Brito e Marcelo Santiago, chegaram a Belém ontem. 'Cearazinho' e Marcelo já foram autuados por latrocínio (roubo seguido de morte) e formação de quadrilha, enquanto que Almir ficará preso por cinco dias enquanto a polícia investiga o envolvimento dele no crime.
No dia do assassinato, José Francisco Vieira e a esposa, Neuza Maria Rodrigues, saíram de casa ainda cedo para ir à missa. Ao mesmo tempo, o bando seguiu o veículo da vítima em um Astra até a porta da igreja, em Batista Campos. O que até então não se sabia é que 'Cearazinho' e Marcelo, para não levantar suspeitas, entraram no local e assistiram à missa bem perto do casal, segundo relatou o autor dos disparos, 'Cearazinho', ao delegado Eder Mauro. 'Eles dois entraram na igreja, o Marcelo ficou nos fundos e ‘Cearazinho’ sentou no banco atrás da vítima e de sua mulher. Eles achavam que iam ser motivo de suspeita ficar parados na frente do local, chegaram até a afirmar que Neuza teria olhado para o carro como se estivesse suspeitando', disse o delegado Eder Mauro.
Após a missa, o bando foi atrás do casal até a porta da residência, onde o latrocínio ocorreu de forma rápida e atrapalhada. 'Cearazinho' afirma que atirou no advogado logo após ele tentar pegar um revólver que estava dentro do veículo, assim que jogou o controle do portão eletrônico da garagem no chão, para o acusado pegar. A esposa da vítima não teria sido mirada pelo revólver do criminoso, o que indicaria, na versão dos acusados, que não havia intenção prévia de matá-los.
'Cearazinho' e Almir chegaram ao Aeroporto Internacional Val-de-Cães às 11h05 de ontem, e foram recebidos em solo por uma equipe de três viaturas do Grupo de Polícia Metropolitana (GPM). Marcelo chegou às 14h em outro vôo. Encaminhados à Seccional da Cremação, onde o crime foi registrado, 'Cearazinho' e Almir prestaram depoimento no início da tarde, além de concederem entrevista à imprensa acompanhados dos delegados Paulo Tamer, Eder Mauro e Walter Resende, que chefiaram a investigação em nível estadual. Eles estavam vestidos com as roupas usadas no dia do crime. Diante dos acusados, a polícia pôs dois revólveres que foram pegos no ato da prisão pela PRF - um deles, de calibre 38, utilizado no latrocínio.
Sobre o latrocínio na manhã do último dia 7 - quando a vítima foi alvejada com dois tiros na porta da casa dela -, os acusados fizeram revelações consideradas essenciais à investigação. As declarações concedidas a Eder Mauro, que viajou ao Ceará para negociar a vinda dos acusados ao Pará, demonstram que a hipótese de crime por encomenda poderá ser descartada pela Polícia Civil.

Nenhum comentário: