quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Concursados da Seduc protestam na Sead

No AMAZÔNIA:

Professores e técnicos em educação aprovados nos concursos 125, 126 e 130 da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), realizados ao longo de 2008, protestaram, ontem de manhã, em frente à Secretaria de Estado de Administração (Sead), contra a contratação de novos servidores temporários pelo governo do Estado. Os manifestantes pediam a convocação imediata dos concursados e uma reunião com a governadora Ana Júlia Carepa, já que, segundo informaram, Seduc e Sead não conseguem encontrar uma justificativa para a situação. 'Quando vamos até a Seduc eles nos mandam vir para a Sead. Quando chegamos aqui a informação é que devemos procurar a Seduc. No fim, ninguém nos dá uma posição', afirmou a bibliotecária Kilvia Braga, aprovada no concurso 126, de agosto deste ano.
Após o protesto, uma comissão formada por seis manifestantes foi recebida pelo secretário de Administração, Orlando Bordallo Júnior. Mas o grupo não deixou a reunião satisfeito. Segundo Kilvia, as justificativas apresentadas pelo secretário não foram convincentes. 'Na verdade não ouvimos nenhuma novidade. O que ele disse é que existe toda uma burocracia para chamar os concursados, mas não explicou, por exemplo, porque continuam contratando temporários para ocupar as vagas que deveriam ser das pessoas que foram aprovadas nos concursos'. De acordo com Bordallo, as contratações são de responsabilidade da Seduc e o papel da Sead é apenas formalizá-las. O secretário se comprometeu a agendar uma reunião entre a comissão e a secretária de Educação, Iracy Gallo. 'A Seduc vai ter de nos explicar essa situação', exige Kilvia.
Em nota, a Secretaria de Educação informou que três mil aprovados no concurso 125 já foram chamados e que uma nova convocação está agendada para 2009. Quanto aos concursos 126 e 130, segundo a Seduc, estão aguardando publicação pela Sead. O que, de acordo com a Secretaria de Administração, deve acontecer ainda esse ano.

Nenhum comentário: