sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Violência na escola é tema de seminário em Belém

No AMAZÔNIA:

A violência dentro do ambiente escolar está em discussão, hoje, no Hangar Centro de Convenções e Eventos, em um encontro promovido pela Secretaria Estadual de Educação com gestores, diretores, professores e estudantes de escolas públicas. Com tema alusivo ao dia Internacional da Não-Violência contra Mulheres, comemorado no último dia 25, o seminário 'Gênero na escola: construindo uma educação não sexista' coloca em debate a questão da discriminação de gênero, sem deixar de lado questões como a preservação do ambiente escolar e a presença da família na sala de aula.
O Observatório de Violência nas Escolas, grupo de pesquisa vinculado à Universidade da Amazônia, listou, em 2007, os tipos de violência mais comuns dentro das escolas de Belém. A violência física lidera a lista: 65,6% dos entrevistados marcaram esta opção quando perguntados sobre o tipo de violência que os atinge dentro da escola. Já a violência psicológica, mais difícil de ser identificada e não menos constante, foi indicada por quase 40% dos estudantes. Casos de discriminação foram apontados por 23% dos entrevistados e de violência sexual por 11,4%.
Os dados foram publicados em dezembro de 2007 e perfazem um retrato da situação de violência dentro das escolas.
'O objetivo geral deste evento é contribuir para a ampliação da disseminação de uma cultura de paz, visando a redução do índice de violências em ambientes escolares', diz Sandra Valente, coordenadora do seminário pela Ouvidoria da Secretaria de Educação (Seduc). É ela quem faz a palestra de abertura do evento, com o tema 'Gênero e Educação', a partir de 8h30.
Em seguida, os participantes do encontro participam de um painel com entidades de defesa de direitos das mulheres, com o tema 'Gênero e Políticas Públicas'. Às 14h30, o professor Reinaldo Pontes, do Observatório de Violência nas Escolas da Unama, conversa sobre o tema 'Violência nas escolas e violência social: O desafio das políticas públicas'.
O seminário é parte do programa 'Pará, minha terra, minha escola, minha paz' da Seduc.

Nenhum comentário: