segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Mestrado em Artes abre seleção

O primeiro curso de pós-graduação stricto sensu em Artes da Amazônia Legal começa em 2009. Promovido pelo Instituto de Ciências da Arte da UFPA (ICA), o Mestrado em Artes atenderá uma demanda crescente na região pela qualificação de docentes e profissionais da área. As inscrições vão até amanhã, dia 30, na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Artes do ICA, localizada na Praça da República.
O principal objetivo do curso será formar uma massa crítica no âmbito das artes em Belém, tendo em vista a construção de um futuro doutorado. "Nós queremos ocupar o quase vazio epistemológico em artes no norte do Brasil, em termos de pós-graduação, reflexão, crítica e prática acadêmica", afirma o coordenador do Mestrado, professor doutor Edison da Silva Farias.
De maneira inter e multidisciplinar, o Mestrado congregará pesquisas sobre as culturas visual, cênica e musical, a fim de contemplar as pesquisas já desenvolvidas pelos professores da Faculdade de Artes Visuais, da Escola de Música e da Escola de Teatro e Dança da UFPA. Nas palavras do professor Edison, "o curso pretende privilegiar a riquíssima teia - multicultural e híbrida - verificável na arte e na cultura produzidas na Amazônia".
Para tanto, o mestrando poderá desenvolver estudos em duas linhas: processos de criação, transmissão e recepção em Artes e Arte Contemporânea. A primeira abrange pesquisas que considerem o fenômeno artístico a partir de seu processo de instauração, com abordagens de caráter histórico, educacional, sociológico, psicológico, filosófico, antropológico e técnico. A segunda, por sua vez, contempla pesquisas sobre a arte na contemporaneidade, a partir de abordagens tanto sincrônicas como diacrônicas.
Assim, o profissional formado deverá estar habilitado para a reflexão e a prática referentes ao exercício de funções docentes e artísticas em instituições de ensino e culturais.

Trajetória de pesquisa
O Mestrado em Artes é resultado de grandes esforços por parte da UFPA e dos professores do ICA, ao longo dos 46 anos de existência do Instituto, para qualificar os profissionais da área, na Amazônia. Desde 1962, são oferecidos cursos técnicos, além das graduações em Artes Visuais e Música, com previsão dos cursos de Dança (já me 2009), de Teatro e de Museologia (em fase de formulação).
Na década de 1990, instaurou-se uma especialização em convênio com a Universidade de São Paulo. E a partir de 2004, o próprio Instituto passou a ofertar cursos de pós-graduação lato sensu em Semiótica e Cultura Visual e em Arte, Expressão e Ensino.
Para se ter uma idéia da grande demanda regional por qualificação na área, segundo o professor Edison Farias, essas especializações vêm tendo uma média de 100 inscrições a cada edição em que são oferecidas, o que significa 5 candidatos por vaga.
O curso de Mestrado inicia, então, como mais um avanço na trajetória da pesquisa em artes na Amazônia. "Os egresssos da UFPA e de outras instituições têm, agora, a possibilidade de cursarem o seu mestrado em Belém, ou numa cidade (para o caso dos egressos de outras instituições) mais próxima de suas culturas ou ambiente cultural", ressalta Edison Farias.
Consulte o edital do curso clicando aqui.

Nenhum comentário: