sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Vanucchi acusa governo de ser conivente com escravidão

No AMAZÔNIA:

O Ministério da Agricultura foi tachado de conivente com o trabalho escravo no país. As acusações são do ministro Paulo Vanucchi, da Secretaria Especial de Defesa dos Direitos Humanos da Presidência, em debate ontem dentro da programação do Fórum Social Mundial. Segundo Vanucchi o ministro Reinhold Stephanes, da agricultura, não toma posição firme ante ao trabalho escravo no país, e ainda defende a categoria dos fazendeiros.
'Estamos vivendo um governo democrático. Precisamos estar mais próximos do povo e dos movimentos sociais. Não há mais espaço para aqueles ministros de gabinetes, que temem as cobranças dos movimentos', disparou Vanucchi, em relação a postura do ministro da agricultura. 'É necessário que o Ministério da Agricultura seja mais firme no posicionamento contra o trabalho escravo, e enfrente os fazendeiros', concluiu.
O debate acerca do combate ao trabalho escravo aconteceu na Tenda Irmã Dorothy, localizado na Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra). O evento reuniu diversas lideranças políticas e também contou com as presenças do presidente da Subcomissão de Combate ao Trabalho Escravo do Senado, José Nery (PSOL/PA), o representante da Organização Internacional do Trabalho, Luiz Machado (OIT), o coordenador da ONG repórter Brasil, Leonardo Sakamoto e o frei Xavier Plassat da CPT (Comissão Pastoral da Terra) do Tocantins.
Segundo Jackeline Carrilho, do grupo nacional móvel de fiscalização do Ministério do Trabalho, o Brasil ainda é referência mundial no combate ao trabalho escravo. 'Mesmo com problemas sociais, o Brasil ainda está na ponta quando o assunto é combate a escravidão',disse.

Nenhum comentário: