sábado, 28 de fevereiro de 2009

Duciomar dá o troco: ausência, omissão e alguns trocados

A seção de Cartas de O LIBERAL, em sua edição de ontem, publica uma carta do leitor Paulo Santos.
Na carta, ele aborda o caos na saúde pública em Belém.
Um caos que já avança pela segunda gestão.
“Reelegeram o senhor Duciomar Costa, fizeram festa, Belém parou para comemorar a sua permanência à frente da prefeitura, agora veio o troco, sua ausência, um prefeito omisso. Belém está abandonada e entregue a sua própria sorte. Tá comprovado, não se deve prolongar mandatos de gestores por mais de quatro anos.”, diz a carta.
Vale a pena ler o Paulo.
Laia abaixo.

--------------------------------------

O caos no Pronto-Socorro

Mais uma vez Belém volta a ser manchete na imprensa brasileira. Desta vez foram as três mortes ocorridas durante o carnaval no Pronto Socorro Municipal, por omissão, por falta de médicos e por negligência. De quem é a culpa? A culpa é da autoridade maior do município, pois é ele quem administra o município, é ele quem nomeia seus secretários, é ele quem paga os salários dos servidores municipais. Por mais que a direção do Pronto Socorro Municipal tente justificar o ocorrido, é inconcebível que fatos dessa natureza ocorra em pleno século XXI.
Os médicos, que fizeram um juramento por ocasião de suas formaturas, também são responsáveis, embora aleguem que estão três meses com seus salários atrasados, mas nada justifica. Tudo isso é uma vergonha. Os poderes constituídos, como o Ministério Público, deveriam tomar providências para que os responsáveis por essas mortes sejam punidos. Tudo isso é falta de administração, falta de poder e falta de respeito para com a sociedade. As pessoas que buscam atendimento no PSM são de uma camada da sociedade menos privilegiada, são pessoas “pobres” financeiramente e, por acharem um único meio de tratar de suas enfermidades, procuram esse hospital municipal. A nossa Constituição nos garante o atendimento à saúde, mas, neste país, poucos aplicam e cumprem nossas leis. Quem trabalharia sem receber seus salários? Será se o senhor prefeito e a senhora diretora do PSM tivessem seus salários atrasados iriam trabalhar? É obvio que não.
Os médicos, por sua vez, também deveriam ser passíveis de punição, pois nada justifica salários atrasados com as mortes ocorridas, o certo é que fatos dessa natureza não voltem a se repetir. Não é de hoje que o Pronto Socorro de Belém vem apresentando deficiências, seja no atendimento médico, como também de seus equipamentos (arcaicos e ultrapassados), a maioria não funciona e, quando funciona, não tem operador. Reelegeram o senhor Duciomar Costa, fizeram festa, Belém parou para comemorar a sua permanência à frente da prefeitura, agora veio o troco, sua ausência, um prefeito omisso. Belém está abandonada e entregue a sua própria sorte. Tá comprovado, não se deve prolongar mandatos de gestores por mais de quatro anos. Que Deus tenha piedade dos necessitados, que pessoas humildes não venham a perder suas vidas na porta daquela casa de saúde novamente. Vale lembrar que o Estado tem o poder e a sociedade tem o direito à justiça.

Paulo Santos
paulosantos.pa@hotmail.com
Travessa Teófilo Conduru, 40
Canudos - Belém

5 comentários:

Anônimo disse...

Saiu no Repórter Diário de 28/02/2009.

PERDÃO

O Corregedor do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, José Renato Cruz de Andrade, botou a conveniência política na frente do dever funcional e mandou arquivar, sem nenhuma investigação, irregularidades apontadas em portaria baixada no início de Fevereiro pelo então Diretor Geral do CPC. O alvo da investigação seria o Perito Raimundo Sena, recén-nomeado diretor-geral da instituição. É o caso de se dizer que a indicação política expiou pecados do novo diregente do Renato Chaves.




Em minha opinião lamentável, as falcatruas do qual era objeto de PAD, por orientação da própria AGE, serão arquivadas e a evasão de recursos no convênio Fraudulento entre ASPOP e CPC no período de 2002 a 2006 ficará sem ser investigado. o Presidente da ASPOP conforme matéria do diário do último domingo era o atual Diretor Geral Humberto Sena.
Eita Pará: Terra de Direitos.

Anônimo disse...

IMPRESSIONANTE! Na falta de argumentos usa-se o Ju(ra)mento do hipocrates para justificar que nos medicos devemos trabalhar de graça! Na Yamada esse juramento nao vale. Seria porque ele foi criado numa epoca em que os medicos eram respeitados? E facil dizer que nada justifica, e facil o MP mandar parar compras de hospitai, fazer fiscalizaçao, mais um TAC e volta pro seu ar condicionado e plano de saude pago! Quer ver a saude publica funcionar? Tira o plano de saude dos juizes e dos seus filhinhos maconheiros e vamo ver o que acontece!medico tambem tem conta pra pagar! isso nunca foi sacerdocio! e uma profissao como outra qualquer

Anônimo disse...

Que Deus tenha piedade dos necessitados que votaram no Duciomar.

Anônimo disse...

Que Deus tenha piedade desses lesos ou oportunistas

Anônimo disse...

o duciomar foi fazer tratamentomédico em são paulo faoi?, égua pq não foi no hospital da 14?