sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Ministério Público investigará mortes

No AMAZÔNIA:

O Ministério Público do Estado vai investigar as circunstâncias das mortes ocorridas por falta de atendimento no Pronto-Socorro Municipal durante o Carnaval. A promotora de Direitos Constitucionais da capital, Suely Regina Aguiar Cruz, informou que vai instaurar procedimento administrativo, com base nas notícias veiculadas na imprensa, para investigar as denúncias de falta de médicos, medicamentos e equipamentos durante o período no PSM.
A promotora vai notificar a diretoria do PSM, a fim de prestar informações sobre os casos de denúncias de omissão de socorro médico e outros serviços.
Além disso, a coordenadora das promotorias de Justiça Criminal das capital, Lúcia Rosa da Silva Bueno, vai requisitar à polícia a instauração de inquérito policial para investigar as circunstâncias das mortes.
Em um dos casos de denúncia de omissão de socorro médico, na segunda-feira, 23, Leonila Barbosa morreu sem atendimento dentro uma ambulância, depois de sua família tentar atendimento em oito hospitais públicos, inclusive o PSM da 14 de Março, além de hospitais privados conveniados com o Sistema Único de Saúde. Ela veio transferida do município de Abaetetuba com problemas renais, sentindo fortes dores, mesmo assim, a família não conseguiu convencer os agentes de saúde da gravidade do seu estado. Ela acabou morrendo e a família revoltada fez um boletim de ocorrência contra a saúde pública municipal.
Na ocasião, a direção do PSM alegou que ao chegar no hospital, Leonila tinha poucas chances de sobreviver porque o problema renal estava agravado, já que ela sentia fortes dores há dois meses. Para a direção de saúde do município, a morte de Leonila não teve nada a ver com a demora no atendimento.

Um comentário:

Anônimo disse...

Falta "avisar" ao prefeito e a secretária de saúde que gente morreu.
Eles não sabem de nada...