sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Nobel da Paz recorde de candidatos. Lista inclui Obama.

Da Folha Online

O prêmio Nobel da Paz deste ano teve um número recorde de inscrições, 205 entre pessoas e organizações. A longa lista inclui nomes como o dos presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e da França, Nicolas Sarkozy, informou o diretor do Instituto Nobel de Oslo, Geir Lundestad.
"Trata-se de um número recorde, depois de 2005, quando foram apresentadas 199 candidaturas", explicou Lundestad. "Entre elas estão 33 organizações".
Milhares de pessoas --parlamentares, ministros, ganhadores de anos anteriores, professores universitários e membros de organizações internacionais-- podem indicar um nome ao prêmio. A identidade dos candidatos se mantém secreta durante 50 anos, mas alguns nomes podem vazar se os "padrinhos" decidirem anunciar publicamente o nome de seu escolhido.
"É muito fácil ser nomeado ao Nobel da Paz, mas isso não significa, de forma alguma, endosso do comitê", explicou Lundestad, que classificou a lista de indicados deste ano como uma boa abrangência geográfica.
O nome do escolhido será anunciado em outubro deste ano. Em 2008, o prestigioso prêmio foi entregue ao ex-presidente e mediador finlandês Martti Ahtisaari. Ahtisaari, 71, foi premiado "por seus importantes esforços, em vários continentes e durante mais de três décadas, para solucionar os conflitos internacionais".
Nascido em 1937, Ahtisaari atuou como professor, embaixador e subsecretário da ONU até 1991. Foi eleito presidente da Finlândia em 1994. Entre seus principais feitos como mediador estão a mediação no Kosovo e o acordo de paz de 2005 entre o governo da Indonésia e os rebeldes da província de Aceh. No Kosovo, ele atuou como enviado especial da ONU (Organização das Nações Unidas) para propor um plano de estabilização do país em meio a conflitos entre sérvios e albaneses.

Mais aqui.

Nenhum comentário: