sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

PT aguarda pelo PMDB sobre proposta de inversão de chapa

É majoritária a pretensão do Diretório Municipal do PT de Santarém de que o partido venha a encabeçar a chapa que disputará a eleição suplementar de 5 de abril, que vai escolher os novos prefeito e vice do município.
Atualmente, a dobradinha entre PMDB-PT, numa coligação que envolve mais nove legendas, está configurada numa chapa que tem o peemedebista José Antônio Rocha como candidato a prefeito e o petista Milton Peloso como vice.
Depois que o TRE remarcou para 5 de abril a eleição originalmente marcada para 8 de março, o PT já decidiu substituir Peloso por Inácio Corrêa, que era secretário de Governo da prefeita Maria do Carmo.
Na mesma reunião em que deliberou pela substituição, os petistas de Santarém, majoritariamente, apoiaram a proposta de pleitear uma inversão da chapa: Inácio como candidato a prefeito e José Antônio Rocha como vice.
É essa proposta, já apresentada formalmente pelo PT, que está sendo avaliada pelo PMDB santareno. Os petistas aguardarão uma resposta definitiva até amanhã, véspera da convenção que vai homologar a nova chapa.
É quase certo que o PMDB, é claro, vai recusar a proposta.
E também é praticamente certo que, se o PMDB recusar, o PT vai engolir a recusa e fazer um sacrifício para aceitar que Corrêa seja o vice na chapa de Rocha. Com isso, os petistas preservam a aliança com o PMDB e os demais partidos, porque acreditam que há condições de o Supremo derrubar decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que no final do ano passado indeferiu o registro da candidatura da prefeita Maria do Carmo, eleita em outubro de 2008 por mais de 15 mil votos de vantagem sobre o segundo colocado, o deputado federal Lira Maia (DEM).

Nenhum comentário: