terça-feira, 31 de março de 2009

Consun aprova indicação de Maneschy sob tensão

No AMAZÔNIA:

Após onze horas de reunião, o Conselho Universitário (Consun) da Universidade Federal do Pará (UFPA) determinou a manutenção de Carlos Maneschy encabeçando a lista tríplice dos indicados para reitor da instituição de ensino, que será encaminhada para o Ministério da Educação (MEC). Os conselheiros votaram nominalmente e, por uma diferença de 15 votos, Carlos Maneschy manteve-se na primeira colocação, seguido pela candidata Regina Feio, que teve 34 votos. A professora Ana Tancredi recebeu dois votos e Ricardo Ishak, apenas um, mantendo-se portanto a ordem de nomes da lista encaminhada anteriormente ao MEC. A diferença está no fato de que dessa vez a UFPA formou a lista obedecendo aos critérios da Lei 9.192, de 1995, que determina o peso do voto dos professores em 70%, o que não foi respeitado durante o pleito do dia 3 de dezembro de 2008. Apenas dois membros se abstiveram de votar. Após a nomeação, Maneschy deve tomar posse no dia 2 de julho.
A votação de ontem obedeceu ao parecer do MEC pede que a universidade envie uma nova lista tríplice até o dia 2 de maio, porque é necessário um período de dois meses para que a nomeação aconteça. Apesar do longo prazo, o reitor da UFPA e presidente do Consun, Alex Fiúza de Melo, garantiu que enviará o documento no menor tempo possível. Em entrevista concedida na última sexta-feira,27, o reitor chegou a considerar a possibilidade de que a lista seja enviada ainda hoje para Brasília. 'Como vamos nos reunir na segunda, na terça já deveremos enviar o documento ao Ministério', garantiu.
A reunião começou às 9 horas e se estendeu durante todo o dia de ontem. O que parecia ser uma decisão simples de ser tomada: confirmar ou não o nome de Carlos Maneschy como encabeça da lista tríplice acabou por transformar o plenário da Reitoria UFPA em um verdadeiro ringue de luta entre os membros do Consun.
Já passava das 16 horas e os conselheiros ainda trocavam ofensas e acusações.

Nenhum comentário: