terça-feira, 31 de março de 2009

Dinheiro para meia década

No AMAZÔNIA:

Paysandu e Remo assinaram ontem convênio com o Governo do Estado para mais cinco anos de patrocínio. Através do Banco do Estado do Pará, cada um receberá R$ 60 mil por mês. O acordo prevê renovação automática durante cinco anos, sendo que os valores podem sofrer acréscimos para os anos seguintes. Como os clubes passaram os três primeiros meses regularizando duas situações, a dupla Re x Pa recebeu ontem o valor acumulado referente aos primeiros meses de 2009.
Estiveram presentes à cerimônia a governadora Ana Júlia Carepa, o presidente azulino Amaro Klautau, o vice bicolor Paulo Sérgio Moraes, o presidente da FPF Antônio Carlos Nunes de Lima, o secretário de Esporte e Lazer Alberto Leão, o diretor-presidente do Banpará Edílson Rodrigues e o diretor da TV Cultura Dimitri Branquinho, representando a Funtelpa.
Os repasses, que somam R$ 1,4 milhão nesse ano, serão feitos para a Federação Paraense de Futebol, já que Papão e Leão não serão os únicos beneficiados. 'O repasse é para todos os clubes. Assim como as políticas públicas chegam a todo o Estado, hoje vemos o Águia e o São Raimundo, por exemplo, dignificando o esporte paraense', comentou a governadora.
De acordo com o presidente do Remo, Amaro Klautau, toda a verba desse acordo, pelo menos em 2009, será repassada para o pagamento de dívidas do clube na Justiça do Trabalho. 'O futebol profissional precisa dessa parceria e o Governo do Estado sempre foi sensível ao esporte paraense', disse Klautau.
Para o coronel Nunes, responsável por receber os cheques do governo e assinar o convênio, a atenção dada por Ana Júlia ao futebol paraense é incomum. 'Já tivemos outras parcerias, mas nunca como nesse governo. Os clubes enfrentam dificuldades enormes e o convênio minimizará esses problemas, além de ajudar a retomada da credibilidade.'
A governadora ressaltou o amor do paraense pelo futebol como um dos trunfos para que a capital possa ser uma das subsedes da Copa do Mundo de 2014. 'Brasileiro gosta de futebol e o paraense mais ainda. Pelo segundo ano, estamos apoiando os clubes do futebol profissional, o que ajuda a divulgar a marca do Estado', explica.
'Esse amor paraense pelo futebol fortalece a certeza que Belém será uma das sedes da Copa do Mundo, até porque há a união de todos os envolvidos e os encargos pedidos pela Fifa. Todos foram cumpridos', conclui a governadora.
Para Ana Júlia, o investimento no esporte também pode ser uma forma de atenuar problemas sociais. 'A ajuda ao futebol é uma forma de incentivar nossa juventude a procurar o esporte. Não tenho dúvida que o esporte é a forma mais eficiente e inteligente de promover a inclusão social. Fazemos isso nas escolas e no esporte de alto rendimento também.'

Um comentário:

Gerardo "Von" disse...

Deveriam também ter ajudado a Tuna Luso que precisa muito de recursos pois é o único clube de Belém que realmente forma atletas em diversos níveis, inclusive de seleção brasileira de remo olímpico. Acho que o problema é o voto!