terça-feira, 31 de março de 2009

Inspeção nos pronto-socorros fica para hoje

No AMAZÔNIA:

A inspeção marcada para ontem de manhã nos prontos-socorros municipais da 14 de Março e do Guamá foi reagendada para hoje, às 10 horas. O motivo foi que a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) não foi notificada sobre a vistoria nos hospitais com 24 horas de antecedência, como determina a justiça. O juiz federal substituto da 5ª Vara, Antônio Carlos Almeida Campelo, foi quem marcou a inspeção na última quinta-feira, dia 26 de março, com o objetivo de verificar as condições dos hospitais.
Hoje, o magistrado estará no local acompanhado da procuradora da República Ana Karízia Teixeira, que coordenada a área de Direitos do Cidadão, e de um técnico do Ministério da Saúde. O município também vai ter um representante para acompanhar a inspeção. Somente depois da vistoria nos dois prontos-socorros da cidade que Antônio Carlos Campelo vai decidir se atende o pedido formulado pelo Ministério Público Federal, em ação civil pública que pede o bloqueio de repasse de verbas federais no valor de R$ 17,8 milhões.
De acordo com o MPF, os Relatórios da Controladoria Geral da União, referentes aos períodos de 26 de novembro de 2007 e 18 de abril de 2008, apontam suspeitas de irregularidades, pois não há nos autos qualquer prestação de contas por parte do Município de Belém sobre o destino das verbas liberadas para a saúde. A Prefeitura de Belém já foi notificada nove vezes, entre março e dezembro de 2008, para que graves problemas no atendimento à saúde da população na cidade. Segundo os registros da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC), nenhuma das recomendações foi acatada pelas autoridades municipais.
A assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Belém foi informada por telefone que a promotora de saúde, Suely Cruz, tinha outro compromisso agendado para o mesmo horário e que, por esse motivo, não foi realizada a inspeção. Segundo a assessoria, a visita, a princípio, seria para avaliar os relatórios de atendimento do hospital, não para fazer vistoria do hospital. Portanto, a notificação com 24 horas de antecedência seria necessária.

2 comentários:

Anônimo disse...

Será que não está sobrando "inspeção" e faltando "penalização e prisão" para o Dudu e sua thurma, hein seu Espaço?!

Anônimo disse...

Chega de visitas, chega de chamamento de atenção, chega de enrolação, tem que haver penalização, só resta acreditar no Juiz Federal Campelo, por favor Dr....Cana neles!