domingo, 29 de março de 2009

Literatura paraense está esquecida


Do leitor Guido, sobre a postagem Assembléia vai homenagear Dalcídio Jurandir:

Acredito que a homenagem a Dalcídio Jurandir seja de grande importância para a literatura paraense.
No entanto, é necessário não esquecer de Max Martins [acima, na caricatura de J.Bosco], o último poeta vivo da geração de Drummond e João Cabral de Melo Neto.
Por outro lado, os políticos deveriam pensar e criar uma lei de obrigatoriedade do ensino da literatura paraense nas escolas, assim como acontece em outros Estados que valorizam a literatura local.
Os alunos não sabem quem foi Dalcídio nem Max Martins.
Mas para isso, teria que primeiramente capacitar os professores para esse intento!

Um comentário:

Anônimo disse...

olá,
gostaria de comentar sobre a opinião postada em 29 de março de 2009...
A falta de valorização da cultura literária paraense nas escolas públicas é algo que o envolve professores e tbm o governo, por exemplo nas bibliotecas das escolas,"isso é qdo tem biblioteca", existem alguns exemplares de literatura paraense, a problemática muita das vezes está na falta de incentivo para que o alunado possa chegar a até essa literatura e ter vontade de ler... uma pequena observação é que... os próprios professores, não todos, mas uma grande parte não tem leitura de livros de escritores regionais... isso é um absurdo !!!! o curso de letras deveria ter sim.. uma disciplina voltada para a valorização da nossa cltura literária!!!!