domingo, 29 de março de 2009

Médico Alfredo Paes Barreto morre aos 69 anos

No AMAZÔNIA:

A classe médica de otorrinolaringologistas do Pará perdeu, à tarde de ontem, um de seus nomes mais tradicionais. Por conta de uma falência múltipla de órgãos, resultado de mais de um ano de enfrentamento de um câncer de fígado e de diabetes, faleceu, às 16h de ontem, em um hospital particular da capital do Estado, o médico Alfredo Paes Barreto, 69 anos de idade. O fato repercurtiu entre médicos e familiares de Alfredo, que, apesar de tristes, consideravam seu falecimento razão de 'festa lá em cima'. 'Hoje vai ter festa no céu e pesar aqui', lamenta o também médico Armando Morelli Acatauassú, sobrinho de Alfredo.
Com mais de 40 anos de carreira médica no Pará, Alfredo ficou conhecido entre amigos por seu ânimo para a vida. Além de lecionar no curso de Medicina da Universidade Federal do Pará (UFPA), ele mantinha uma clínica particular em seu nome e passou anos acumulando cargos em entidades da sociedade local, como o clube Assembleia Paraense (AP) e o antigo Iate Clube do Pará.
Além disso, conta Armando Morelli, Alfredo era mestre-de-cerimônias nato: vários artistas nacionais chegaram a conhecê-lo em festas organizadas em sua casa. 'A gente sempre vai lembrar dele como alguém centrado na profissão e no ensino e pesquisa, mas ele também conseguiu conquistar todos a seu redor por seu carisma e prazer em animar os demais', comenta Armando, emocionado.
Alfredo faleceu após um longo período de luta. Há menos de um ano, ele havia sido diagnosticado com câncer de fígado, além de já acumular uma falência renal por ser portador de diabetes. Ao saber a gravidade de seu estado, no entanto, a família decidiu que ele permaneceria cercado por todos, longe da UTI. 'Não havia porque expô-lo a isso, quisemos que ele seguisse seu caminho cercado de todos. Felizmente, ele faleceu cercado de todas as pessoas que o amavam', disse o sobrinho.
Alfredo Paes Barreto deixou a esposa Maria de Nazaré e quatro filhos. O velório transcorre desde às 18h de ontem na capela central do Hospital Beneficente Portuguesa, no bairro do Umarizal, em Belém. O enterro está programado para a partir das 10h de hoje, saindo em cortejo rumo ao cemitério Recanto da Saudade, no município de Ananindeua.

Nenhum comentário: