terça-feira, 28 de abril de 2009

Crise na saúde gera bate-boca

No AMAZÔNIA:

Bate-boca e ânimos alterados marcaram a sessão de ontem da Câmara dos Vereadores de Belém, quando a pauta teoricamente era apenas a abertura de investigação contra a vereadora Vanessa Vasconcelos (PMDB). A confusão foi causada pela provocação feita pelo líder da bancada do partido Democratas (DEM), Fernando Dourado, ao Partido dos Trabalhadores (PT) sobre a situação crítica de atendimento no hospital Ofir Loyola, denunciada na edição do último domingo de O LIBERAL. Segundo a denúncia, a situação daquela unidade de referência no tratamento de câncer é tão grave que falta desde medicamentos até o dinheiro para pagar o pão dos pacientes internados.
Dourado pediu que o vereador Marquinho do PT - um dos parlamentares à frente da instalação da CPI da Saúde - se pronunciasse a respeito do atendimento à saúde em âmbito estadual, já que a governadora do Estado, Ana Júlia Carepa, é do mesmo partido do vereador.
Na tribuna, com o jornal em mãos, Dourado pedia atenção de Marquinho, que permanecia de costas e conversando com outros parlamentares. O vereador lembrou que a imprensa já havia noticiado, em semanas anteriores, falta de remédio e problemas na infraestrutura do hospital e que 'as denúncias partiram de alguém que tem respaldo suficiente e conhece a rotina do Ofir Loyola, como é a senhora Ana Klautau - presidente da Avao [Associação Voluntariado de Apoio à Oncologia]'.
'Vereador Marquinho, o senhor que está na Comissão de Saúde, entenda que em uma hora dessas ninguém pode silenciar, não pode ter dois pesos e duas medidas', argumentou Dourado. Marquinho do PT questionou a declaração de Dourado sobre o fato dele ser membro da Comissão de Saúde, já que ainda é primeiro suplente, com a saída de Antônio Vinagre, atual secretário.
'Agora eu sou da Comissão, é? Tu como presidente não me convocaste nenhuma vez, Dourado! Se tiver CPI vai ser investigado tudo, não só essa administração, mas os 12 anos', gritava o petista. A sessão precisou ser suspensa por cinco minutos.
Marquinho do PT pediu à Mesa Diretora sua efetivação como membro da Comissão e convocou todos os vereadores para visitar, na tarde de ontem, o hospital. 'Sugeri essa visita para averiguar todos os problemas. Fui o primeiro dos vereadores que se dispôs a investigar a Santa Casa, não estou me omitindo por ser partidário da governadora', justificou-se.

2 comentários:

Anônimo disse...

Na verdade Belém se transformou em uma Sucupira, aquela cidade interiorana da telenovela O Bem Amado.
Reparem na "esperteza" do prefeito Dudu, não é o perfil do Odorico Paraguassú?
E os vereadores? Um bando de "Irmãs Cajazeiras", sob o comando do Arbaje, puxa-sacos do Odorico.
Lamentável.

Anônimo disse...

O Curso de teatro da UFPA deveria ter aulas na Camara Municipal de Belem, lá os atuais alunos saberiam rapidamente a arte de interpretar. São uns autenticos caras de pau estes vereadores de Belém, e nós somos culpado por não sabermos votar?