terça-feira, 28 de abril de 2009

Gripe acende alerta no Pará

No AMAZÔNIA:

O Ministério da Saúde divulgou ontem nota na qual diz que acompanha o estado de saúde de 11 pessoas que vieram dos países afetados pela gripe suína e que apresentaram alguns dos sintomas clínicos. Segundo o órgão, até agora, nenhuma dessas pessoas preenche a definição de 'caso suspeito'. Segundo o ministério, são três casos em Minas Gerais; dois no Rio de Janeiro; dois no Amazonas; um no Rio Grande do Norte; um em São Paulo e um no Pará. Até o momento, diz o órgão, não há evidências de que o vírus da gripe suína esteja circulando no Brasil.
Na nota, o ministério afirma que a Organização Mundial de Saúde (OMS) atualizou os critérios de definição de caso suspeito: febre repentina superior a 38ºC, acompanhada de tosse, dificuldade respiratória, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações - fatores que podem ser combinados ou não - e ter como procedência o México ou áreas atingidas pelo vírus nos EUA e no Canadá nos últimos dez dias.
Mesmo sem a confirmação de casos da gripe suína no Brasil, a epidemia tem tirado o sono de quem possui parentes ou conhecidos naquele país ou nos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e Espanha, onde já foram confirmados casos da doença. Esta é a situação em que se encontra a família da fonoaudióloga Caroline Torres, brasileira que há quatro anos mora no México com o marido. Mariana Farnesi, prima de Caroline, não esconde a preocupação ao falar da prima que está no local em que a epidemia se iniciou.
'Estou muito preocupada com a Caroline, primeiro porque nós estamos muito longe e não sabemos como podemos ajudar. Segundo porque só temos contato pela internet e na última semana ela sumiu, não tem acessado o programa de bate-papo', conta Mariana. Outro motivo de preocupação da paraense é a profissão exercida pelo marido de sua prima. 'O Luciano é músico, então ele está sempre em lugares cheios de gente e repleto de turistas de várias partes do país', conta.
De acordo com Mariana, os pais da fonoaudióloga e do músico também estão aflitos. 'A mãe do Luciano também está sem notícias do filho, segundo meu tio. Estão todos aflitos com essa situação', comenta.
Pará - De acordo com a assessoria de comunicação da Sespa (Secretaria de Estado de Saúde do Pará), um paraense (não se sabe se homem ou mulher) chegou dos Estados Unidos na última sexta-feira com suspeita de gripe suína. A pessoa foi encaminhada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) ao Instituto Evandro Chagas para que fosse feito um diagnóstico. Ainda segundo a Sespa, o diagnóstico é negativo.

Nenhum comentário: