quinta-feira, 30 de abril de 2009

Padarias precisam investir na diversidade de produtos

"A tendência atual é que as padarias vendam até pão", ironizou o consultor do Programa de Apoio a Panificação (Propan) e diretor do Instituto Tecnológico da Panificação e Confeitaria (ITPC), Emerson Amaral (na foto, distribuída pela Fiepa), diante dos empresários do segmento da panificação que atendem o mercado de Belém. A diversidade de produtos oferecidos nos estabelecimentos paraenses pode se tornar o grande diferencial de competitividade, alavancando a atividade da panificação na capital paraense.
Através de pesquisa realizada em todas as regiões brasileiras, o consultor pode verificar que as grandes redes supermercadistas têm de 50 a 60 mil itens à venda em suas gôndolas, porém os produtos mais vendidos são aqueles aliados as grandes marcas, as mesmas vendidas nas padarias. "O consumidor vai até o supermercado em vez de ir até a padaria comprar o artigo de conveniência, pois a quantidade de produtos oferecidos nos supermercados dá sensação de comodidade a ele. As padarias precisam fazer o mesmo. Elas já têm alguns produtos de conveniência, o que precisam é diversificar seus produtos. Não precisa ter quantidade, precisa investir em variedade, para também dar a sensação de comodidade ao consumidor", explica.
Segundo dados apresentados pelo consultor, no ano passado o mercado interno consumiu 60% de toda a riqueza produzida pelo país, o que correspondeu a R$ 1.8 trilhão. Desses, R$ 702 bilhões ficaram no segmento dos hiper e supermercados, mercado que a panificação pode absorver parte deste consumo.
"As previsões para este ano são as mesmas de 2008. Isso significa que o segmento da panificação tem um mercado em potencial que precisa ser melhor explorado", alertou o consultor. Somado aos dados do consumo interno brasileiro, Emerson Amaral também prevê um crescimento expressivo do consumo da região Norte, que poderá chegar a 6,1%. Isso será possível, explica o consultor, já que a renda de grande parte da população nortista é atrelada ao salário mínimo e aos programas assistencialistas dos governos, como o Programa Bolsa Família.
Procompi - Para aumentar as possibilidades de crescimento econômico das padarias da capital paraense, a Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa) - em parceria com a Confederação Nacional das Indústrias, do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Pará (Sippa) e o Sebrae-Pa - promoverá no próximo em maio o Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi).
Esta é a primeira vez que o programa será desenvolvido no estado. Os recursos, na ordem de R$ 300 mil, foram capitaneados através do projeto apresentado pela Fiepa e atenderão, a princípio, 20 empresas associadas ao SIPPA.
No final do ano, os consultores do Procompi apresentarão propostas e diagnósticos para capacitar a mão-de-obra; aperfeiçoar a gestão; melhorar o atendimento e a qualidade dos produtos fabricados nas padarias; elevar o número de postos de trabalho nas empresas; e aumentar a diversidade de produtos.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Fiepa

Um comentário:

Anônimo disse...

E também precisam investir no básico da higiene: pias para os clientes lavarem as mãos antes de comer. Deveria ter uma Lei obrigando os estabelecimentos a instalar pias, com sabão de qualidade e toalha de papel.
Já pensou quantas doenças seriam evitadas com essa simples medida?