quinta-feira, 30 de abril de 2009

Polícia prende 22 sem-terra

No AMAZÔNIA:

Vinte e dois sem-terra foram presos, na manhã de ontem, em Castanhal, dentro do sítio Hashiguchi. Esta foi a segunda invasão registrada na propriedade. Os sem-terra haviam sido expulsos do local no dia 8 deste mês, por decisão da Vara Agrária de Castanhal e com o apoio do Comando de Missões Especiais (CME) da Polícia Militar.
Dentre os presos estava Flávio Silva Lucena, o 'Cabeludo'. Ele é 'membro da quadrilha comandada por José de Ribamar Barros Pina, mais conhecido por ‘Riba’', segundo afirmou a promotora Ana Maria Magalhães de Carvalho, na representação na qual ela pede, ao juiz Sergio Ricardo Lima da Costa, a decretação da prisão preventiva de sete pessoas envolvidas na invasão do sítio Hashiguchi.
A prisão dos sem-terra foi realizada por 30 homens do Batalhão de Choque e da Companhia de Operações Especiais (COE), sob o comando do tenente coronel Noura e do major Regateiro, respectivamente. Não foi necessário ocupar toda a propriedade da japonesa Adélia Hashiguchi. Os sem-terra iam chegando aos poucos diante da tropa, recebiam voz de prisão e eram revistados. Nenhuma arma foi encontrada em poder deles.
Depois do procedimento, todos foram levados para a sede da Superintendência da Polícia Civil na região do Salgado, e entregues ao delegado Alberto Teixeira, para que fossem tomadas as providências policiais determinadas pelo juiz agrário, que assinou as decretações das prisões preventivas em regime de plantão criminal.
O juiz, na sua decisão, entende que 'há elementos de prova contundentes e convincentes trazidas pela ilustre representante do Ministério Público, para o deferimento do pleito, no que concerne a indícios concretos da autoria e prova da materialidade dos crimes de estelionato, ameaças, desobediência, formação de quadrilha ou bando'.
Outro argumento da representante do Ministério Público que também convenceu o juiz a decidir pela decretação das prisões preventivas foi a de que 'Riba' 'é líder de uma quadrilha ou bando que invadiu há mais de dois anos o sítio Hashiguchi, e junto com outras pessoas começou a vender ilegalmente lotes na área, expulsou a proprietária, incendiou a casa dela e passou a fazer ameaças de morte e espancamento contra dona Adélia, sua advogada e familiares'.
Com exceção de 'Cabeludo', que foi indiciado pelos crimes de formação de quadrilha, estelionato, ameaça e desobediência - mesmo indiciamento que será aplicado aos outros seis líderes da invasão que tiveram suas prisões preventivas decretadas pelo juiz Sérgio Ricardo -, contra os outros presos foi aberto um termo circunstancial de ocorrência (TCO), e em seguida eles foram liberados.
Por falta de vagas nas celas da superintendência, cuja capacidade é para 16 pessoas, mas abriga hoje 60 presos de Justiça, os sem-terra presos foram colocados na área de sol das celas. Na tarde de ontem, eles pegaram a forte chuva que caiu no início da tarde em Castanhal, e reclamaram que seus direitos não estavam sendo respeitados.
Além de 'Cabeludo' e 'Riba', também tiveram suas prisões preventivas decretadas Luiz Carlos Oliveira Barbosa, o 'Jambu'; Marcos Cley Oliveira Cordovil; Antonio Cavalcanti, o 'Tio Tonho' ou 'Sidonho'; Eliete Nunes, a 'Morena'; e 'Jorge Pitbull'. Ontem o delegado Alberto Teixeira mantinha uma equipe de investigadores nas ruas, com o objetivo de cumprir a decisão judicial.

2 comentários:

Anônimo disse...

Até que enfim a polícia resolveu cumprir o seu papel e prender esses bandidos profissionais que esplham o terror no campo. O MST nada mais é que um grupo de terroristas que invade propriedades particulares, tortura inocentes e tudo isso com financiamentos dos governos petistas. Polícia chega de morosidade, cadeia nesses bandidos antes que eles derramem mais sangue de inocentes...

Anônimo disse...

Agora sim a polícia merece parabéns!!! Cumpriu seu papel de polícia judiciária!!!!
Tenho certeza que o governo ganha mais voto quando cumpre o que determina a lei, o resto é balela....