segunda-feira, 27 de abril de 2009

A sogra pode ser uma aliada

No AMAZÔNIA:

Sogra serve pra quê? Se você é um daqueles engraçadinhos que adora fazer uma piada com a pobre senhora, com certeza já pensou em um monte de maldades para responder essa pergunta. Mas fique sabendo que a mãe de seu companheiro (ou companheira) tem utilidade, sim! E se esforçar para se dar bem com ela pode ser a 'arma secreta' para um casamento feliz, acredita a terapeuta Denise Diniz. Aliás, amanhã é comemorado o Dia da Sogra. 'As pessoas generalizam muito quando o assunto é sogra. Generalizam e transferem para a pessoa uma série de características que são esperadas dela – mas que ela pode nem ter', explica Denise, que é professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). 'A sogra tem um papel importantíssimo dentro da nova família de seu filho ou de sua filha', acredita a terapeuta.
Denise orienta que as pessoas têm que ver a sogra como a pessoa que mais conhece quem você ama. 'É alguém que passou 18, 20 anos, às vezes mais, com seu marido ou esposa. Ela sabe toda a história dessa pessoa, tudo que ela gosta e desgosta, e conhece como lidar melhor com seus defeitos e qualidades', afirma.
Pense na sogra como uma 'informante' dentro da cabeça do seu companheiro. Sabe aquela mania irritante que ele ou ela tem? Ela passou anos convivendo com isso e pode te ensinar a lidar melhor com a situação. E aqueles dias de mau humor que todo mundo tem? Toda mãe possui um jeitinho para vencer o mais birrento dos mal-humorados e você pode aprender esse toque mágico para amansar qualquer marido ou esposa.
Para quem tem filhos, uma boa relação com a sogra é absolutamente essencial. 'A sogra é a avó. Se dar bem com ela pode garantir uma noite livre do casal para namorar de vez em quando. Enquanto ela cuida das crianças, vocês ganham um descanso', orienta Denise.

Nenhum comentário: