sábado, 30 de maio de 2009

Puty, cai-não-cai, pede socorro à direção nacional da DS

Se Belém não for mesmo a escolhida para subsede da Copa do Mundo de 2014, conforme prevê o jornalista Ancelmo Gois, então não será apenas esta procela que Sua Excelência, a governadora Ana Júlia de Vasconcelos Carepa, terá que enfrentar.
E se a aliança como o PMDB não for recomposta, igualmente não será apenas esta a procela que Sua Excelência terá que arrostar.
Procela maior – com um potencial explosivo que pouca gente imagina – está na sala da governadora.
Na sala política.
A temperatura na Democracia Socialista (DS) – aquela tendência petista, vocês sabem, que não tem votos, mas tem o poder no Pará – está a mil.
E ponham mil nisso.
A governadora, para quem não sabe, é a condestável da DS no Pará.
E a governadora, para que os que ainda não sabem – e são poucos os que não sabem – está com a caneta e o decreto na mão, pronta para demitir o chefe da Casa Civil, Cláudio Puty (na foto, extraída do site do governo do Estado).
A governadora, surpreendentemente, parece ter-se convencido de que Puty é a saúva – ou a Geni – de seu governo.
Parece ter-se convencido de que Puty, chamado para ser o cérebro da articulação política do governo, em verdade se transformou no coveiro da articulação política do governo Ana Júlia.
Está aí o PMDB de Jader Barbalho e José Priante que não deixa ninguém mentir.

DS quer evitar a queda de Puty
E Sua Excelência o doutor Cláudio Puty, o que fez?
Pediu socorro.
Pediu socorro à direção nacional da DS.
E a cúpula da DS despachou pra Belém ninguém menos que Joaquim Soriano, principal dirigente nacional da Democracia Socialista e secretário Nacional de Formação Política do PT.
Sua Senhoria comandou nesta sexta-feira (29), na Granja do Icuí, uma reunião que começou às 9 da matina e se estendeu até por volta das 7 da noite.
A conferência estadual da DS foi um dos pontos de debate da longa reunião.
Mas o cai-não-cai de Puty foi o principal tema da pauta.
A missão de Soriano, na sua vinda a Belém, foi enquadrar a DS local, a fim de garantir a estratégia política que não apenas favoreça a candidatura de Puty, mas evitar que ele seja defenestrado – com honras ou sem honras – do governo Ana Júlia.
Porque não há dúvida, repita-se, de que a governadora está com a faca e o queijo, ou melhor, com a caneta e o decreto na mão para demitir Puty, cuja candidatura a deputado federal, até onde o blog apurou, não teria a simpatia da própria Ana Júlia, mas dos irmãos Monteiro, o Marcílio, o ex-marido de Sua Excelência que também é secretário de Projetos Estratégicos, e o Maurílio, secretário de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia.

Soriano, a inspiração negativa
Soriano não deve despertar boas lembranças à governadora Ana Júlia.
Numa das últimas vezes – senão a última vez – em que esteve por aqui foi logo depois da queda de Charles Alcântara da Casa Civil.
Na época, chegou-se inclusive a especular que ele substituiria Charles, o que, conforme se constataria depois, não aconteceu.
Mas se não foi Soriano, foi Puty quem assumiu a Casa Civil.
Assumiu com as graças da DS.
Assumiu sob a inspiração de Soriano.
Assumiu para desfazer as práticas da “era Charles”, que a DS considerava deletérias por entender que Charles Alcântara se aproximara muito de Jader Barbalho e do PMDB.
Pois está aí no que deu.
Puty, que teoricamente assumiu para ser a negação de Charles Alcântara no governo Ana Júlia, acabou se transformando na negação do governo Ana Júlia.
Mas ainda quer ficar.
Quer ficar com o apoio da DS.
E a DS – ou pelo menos Joaquim Soriano - está disposta a bancar a permanência de Puty.
Ou seja: a DS caminha para ser, ela mesma, a coveira do governo Ana Júlia.
Coisas da DS.
Coisas da DS que apenas a DS entende.

7 comentários:

Anônimo disse...

Coisas dos "capa-preta" da DS, porque se ouvissem as bases e se o poder não embaçasse a visão da realidade as coisas não estariam assim.

luluquefala disse...

O Waldick ?

Anônimo disse...

Essa Direção Nacional pelo jeito não ajuda em nada, se não atrapalhar já tá bom! A Ana Júlia deve confiar mais no seu sexto-sentido do que ficar ouvindo esses caras que aterrisam por aqui de vez em quando.

Anônimo disse...

O Puty não deve ser defenestrado do governo, apesar de ter contribuído para defenstrar muita gente, contudo deve ser reposicionado em outro espaço de governo, pois como articulador politico, infelizemnte a Ana está vendo tardiamente que não é seu perfil.

Anônimo disse...

Como um "staf" dessa categoria, a Governadora não precisa de inimigo nenhum, basta seguir as instruções de seus aceclas e vai continuar caindo em queda livre até o fundo do poço.

Anônimo disse...

Enquanto a governadora ficar governando para grupelhos, o seu governo vai continuar se enterrando cada vez mais.
Ana Júlia tem que governar para o povo do Pará, que foi quem a elegeu. Essas picuinhas internas, de gente incomptente brigando por cargos, está levando o nosso Estado ao caos.

Anônimo disse...

A situação do nucleo duro do governo estadual dentro da DS não esta nada confortavel. Inclusive para governadora Ana Júlia.

A militancia não esta aceitando mais as imposições do nucleo que detem o comando da maquina estadual. A começar pela possivel candidatura a deputado federal de Claudio Puty(casa civil). A leitura da militancia é que não seria justo alijar as candidaturas de militantes historicos da DS e do PT em detrimento de candidaturas como de Claudio Puty.

Para ter ideia da situação basta analisar os resultados das conferencias da DS realizadas nos distritos de Belém por toda essa semana que passou.Nessas conferencias foram escolhidos os delegados que terão voto na conferencia estadual da DS para decidir as candidaturas da tendencia a deputado estadual e federal.


O nucleo do governo so conseguiu eleger delegados compondo chapa.


Os nomes pautados pela militancia para contrapor as vontades pessoais do palacio dos despachos seriam Edilson Moura,Edilza Fontes,Charles Alcântara para deputados estaduais e Suely Oliveira deputada federal.