segunda-feira, 29 de junho de 2009

Ano Paulino chega ao fim

No AMAZÔNIA:

Cerca de sete mil fiéis da Igreja Católica acompanharam ontem, sob sol forte, o encerramento do Ano Paulino, no estádio Evandro Almeida (Baenão), em Belém . A celebração foi feita por Dom Vincente Zico, arcebispo emérito da capital paraense, e contou com a participação de membros de, aproximadamente, 60 paróquias da cidade. Após o evento no estádio, um cortejo seguiu em direção a Paróquia de São Pedro e São Paulo, no bairro do Guamá, em uma caminhada pela paz.
O Ano Paulino, que teve início ano passado, foi instituído pela Santa Sé para celebrar os dois mil anos de nascimento do apóstolo Paulo, que é considerado um dos grandes responsáveis pela evangelização e crescimento da Igreja ao lado de São Pedro. Para comemorar a data, todas as paróquias da cidade não tiveram missa pela manhã. 'A missa de todos os fiéis da Igreja Católica foi aqui, no Baenão. Depois do encerramento do Ano Paulino, vamos nos preparar para o Ano Sacerdotal, com orações dedicadas aos padres, bispos e ao papa', disse Helena Assis, da Paroquia da Natividade Nosso Senhor Jesus Cristo.
Durante a missa, os fiéis cantaram e se emocionaram em homenagem a São Pedro e São Paulo, que também foi catequista, pregador, teólogo e pedagogo. Por esse motivo, cerca de 3.500 crismandos foram ao estádio em respeito ao homem que tinha como missão pregar a paz e vida, conforme os ensinamentos Cristo. De acordo com o crismando Paulo Almeida, poder conhecer melhor os ensinamentos do apóstolo São Paulo foi um dos maiores presentes que ele poderia ganhar no recebimento de seu sacramento de Crisma. 'A quantidade de pessoas que participaram da celebração é a prova da importância do apóstolo para a Igreja Católica', contou.
Para que todos pudessem observar de perto a imagem de São Paulo, uma volta olímpica foi realizada no estádio com direito a salva de palmas para o santo. 'Estamos muito contentes em celebrar essa data e ver o envolvimento dos fiéis da igreja católica com o Santo. É emocionante', ressaltou Ana Maria Ferreira, que frequenta a Paróquia de São Pedro e São Paulo.

Nenhum comentário: