domingo, 28 de junho de 2009

Dias melhores virão no Leão

No AMAZÔNIA:

Volante de origem e zagueiro nos últimos anos, o azulino San é um dos poucos jogadores experientes no Baenão na atualidade. Aos 26 anos, ele divide com o goleiro Evandro, 29, e o zagueiro Pedro Paulo, 31, a responsabilidade de dar tranquilidade aos mais jovens. É uma missão que ele garante não temer.
O jogador lembra que quando mais novo também teve o auxílio dos mais experientes. Mesmo com todas as dificuldades que o Leão Azul passa no momento San acredita numa recuperação do time.
San é mais um a engrossar o coro que ressalta a importância dos jogos pelo interior do Estado do Pará. 'O importante é que o time esteja em atividade. Os jogos podem não ser valendo por uma competição oficial, mas para a gente é como se fossem. Temos que dar a vida nessas partidas', diz.
Longe de competições oficiais, San admite que sente dificuldades em torcer por Paysandu e Águia na Série C. Mas procura dar um jeito para isso.
'Para mim é difícil torcer pelos times; torço pelos jogadores. Tenho muitos amigos nos dois times e sei que são profissionais e pais de família. Eu torço por eles', explica o jogador.

O torcedor remista pode esperar por dias melhores?
Acredito que sim, o empenho da gente dentro e fora de campo tem sido muito grande. Quando as coisas melhoram fora de campo, a tendência é que tudo melhore nos jogos. Acho que até o final do ano o elenco estará muito forte, bem treinado e com ótimos valores aparecendo.

Você conhece bem o técnico Sinomar Naves. Ele tem boas chances de tornar o Leão grande outra vez?
Acredito no trabalho dele, tem qualidade e competência. Não é a primeira vez que trabalhamos juntos. Trabalhei pela última vez com ele no Paysandu e tivemos ótimos momentos. Tem tudo para dar certo, pois ele é bastante competente.

Como é ficar o final de semana sem jogar, longe da badalação da imprensa e dos torcedores?
Todo jogador quer estar dentro das quatro linhas em jogos para valer. Mas, devido as circunstâncias, não podemos fazer isso. Temos que procurar fazer o melhor e tenho certeza que quando começar o Campeonato Paraense do ano que vem o time do Remo estará muito bem.

Você está garantido no plantel remista para o próximo ano ou ainda terá que conquistar espaço?
Tenho que ralar muito ainda. O Remo precisa ser um time de chegada e ser campeão paraense. Não podemos nos acomodar, todos que estão aqui têm que melhorar sempre e sempre para fazer o melhor.

A diretoria do Remo sempre fala que esse é um recomeço para o Remo. Vocês jogadores encaram da mesma forma, como um recomeço na carreira?
É um recomeço, com certeza. Os últimos anos não foram fáceis, as dívidas atrapalharam demais. Depois da atual diretoria, as coisas começaram a entrar nos eixos e os problemas foram amenizados. Com o salário em dia, a melhora aparece dentro de campo naturalmente.

Dá para torcer por Paysandu e Águia na Série C?
É complicado. Tenho muitos amigos nos dois times, mas quem gostaria de estar lá somos nós. Mas são meus companheiros, profissionais e pais de família, torço por eles, não pelos clubes.

Vocês, jogadores do Remo, não temem que os torcedores do clube se afastem dos estádios?
A torcida do Remo sempre comparece, seja nos jogos ou nos treinos. Isso faz falta, até as cobranças que eram chatas fazem falta. Quem é acostumado a trabalhar em time grande gosta de ter esse calor humano ao lado. Mas tenho certeza que a torcida terá sua recompensa quando começarmos a jogar.

Onde vocês vão buscar motivação para jogar no interior?
Não é fácil jogar nesses interiores, muitas vezes os campos são ruins e as acomodações não muito boas. Mas é uma situação que temos que passar agora para levantar o Remo. Temos que fazer um trabalho digno para colher no futuro.

Como é ser, aos 26 anos, um dos mais experientes do elenco? Você tem procurado conversar com os mais novos?
Procuro sempre conversar e orientar os mais novos. Muitos têm muita qualidade, mas a maioria ainda está ansiosa, por isso conversamos demais e tenho notado que eles estão melhorando. O Remo vai precisar muito desses garotos e tenho certeza que eles darão uma boa resposta.

Nenhum comentário: