terça-feira, 30 de junho de 2009

São Pedro recebe honras

No AMAZÔNIA:

No mercado da Pedreira e na igreja de Sant’Ana, da Campina, foram realizadas missas e procissões para homenagear aquele que, segundo a Bíblia, foi o primeiro bispo de Roma e até hoje é considerado o primeiro papa, São Pedro. As cerimônias transcorreram durante a manhã de ontem e contabilizaram mais de mil participantes, que deixaram os afazeres de lado para orar pelo guardião das chaves do céu.
No comércio da Pedreira, a intenção era agradecer pelas graças alcançadas ao longo dos últimos 12 meses. Uma missa precedeu uma pequena procissão que percorreu todo o complexo da feira, partindo do mercado e voltando a ele no fim da caminhada. Logo depois, foram distribuídas comidas típicas em uma barraca montada a céu aberto. Para Dejair Santos, um dos coordenadores da festa, o santo é padroeiro de todos os feirantes, que ontem cumpriram com uma tradição. 'Esse pequeno ato já é realizado há 56 anos e até hoje tem força. Não é em qualquer lugar que se vê mais de 100 pessoas numa missa às 9h de uma segunda-feira', aponta.
Do outro lado da cidade, mais homenagens. Aproximadamente 200 pessoas assistiram a uma missa celebrada pelo arcebispo emérito de Belém, dom Vicente Zico, no pátio da igreja de Sant’Ana da Campina, que está em processo de restauração desde 2005, mas que ontem tocou os sinos para lembrar o homenageado do dia. Essa foi a centésima vez que a missa é rezada no mesmo lugar. Há 100 anos, a réplica da imagem original, que descansa na basílica do Vaticano, chegou a Belém.
Para Vicente Zico, o centenário da chegada da estátua deve ser festejado por todos os católicos. 'Essa é uma réplica perfeita da imagem de São Pedro da Basílica Vaticana. O povo paraense pode louvar essa imagem exatamente do mesmo jeito que o mundo inteiro venera a estátua original daquele que é o primeiro chefe dos apóstolos. Foi através dele que surgiram os alicerces desta Igreja', ressaltou. Devota de São Pedro há mais de 30 anos, Fátima Cavalcante, diz que a adoração de santos é forte no coração do paraense. 'É uma tradição de devoção que começou com Nossa Senhora de Nazaré', explicou.

Nenhum comentário: