sexta-feira, 31 de julho de 2009

Seduc admite entrave para prevenir gripe

No AMAZÔNIA:

Nada estudante deve levar seu copo para a aula e, assim, deixar de colocar a boca nas torneiras dos bebedouros. Essa foi uma das medidas definidas ontem, pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc), para tentar evitar que a gripe suína circule nas escolas públicas. O órgão também focará medidas de higiene, mas essa é uma questão que poderá se confrontar com a falta de infraestrutura de algumas unidades.
As providências a serem adotadas na área da educação pública para fazer frente à disseminação da gripe suína no Pará foram discutidas durante duas horas entre a coordenadora de Matrícula da Seduc, Suely Domont, os gestores de pólos escolares e técnicos da Secretaria Estadual de Saúde (Sespa).
Ficou definido que a Seduc reproduzirá folder elaborado pela Sespa para ser distribuído aos alunos e funcionários das escolas. O material conterá instruções sobre sintomas e como se prevenir da doença. O foco deverá ser o da higienização das mãos, dos objetos e utensílios utilizados nos colégios ou em casa.
Segundo Suely Domont, o material deverá ser distribuído a partir da próxima semana. Há expectativa entre os gestores quanto à distribuição também do material de limpeza que deverá ficar disponível nos banheiros escolares para a lavagem correta das mãos.
De acordo com Márcia Rego, gestora do pólo 11, responsável por 32,7 mil alunos de Belém, Ananindeua e distrito de Icoaraci, foi dito na reunião que a Seduc fornecerá sabão e água sanitária para as escolas. Ela disse que o material não está em falta nas unidades de seu pólo, mas diante da expectativa de maior uso, será necessário se precaver.
Márcia observa que, apesar da clientela das escolas públicas não se enquadrar nos grupos que costumam viajar para outros Estados e países, não está completamente livre porque, com o vírus em circulação na cidade, a simples rotina diária de frequentar locais públicos e apanhar ônibus tornam qualquer um suscetível.
Dentro da escola, os estudantes serão orientados a deixar de sorver a água direto no bebedouro e passar a usar copos. A priori, todos serão orientados a levar copos de casa, mas a Seduc anunciou aos gestores que fornecerá o material até o dia 10 de agosto.
O uso permanente de copo descartável foi descartado por causa da preocupação com o impacto ambiental. Segundo Márcia, as escolas até possuem copos, utilizados para distribuir a merenda, mas o estoque atende um turno e é reutilizado nos outros dois.
A gestora acredita que essas medidas e a orientação da comunidade escolar para que em caso de suspeita, a pessoa fique em casa, devem tranquilizar todos. Mas o também gestor de pólo, David Souza, adverte que alguns problemas não podem deixar de preocupar como o fato de existirem escolas precárias, com banheiros inadequados.

Um comentário:

Anônimo disse...

Por que não suspender as aulas por 15 dias?
Vão esperar proliferar a gripe para depois suspendê-las, quer apostar?