terça-feira, 29 de setembro de 2009

Manto da Santa está pronto

No AMAZÔNIA:

Quarenta metros de strass, um quilo de miçangas brancas, liláses, roxas e verdes. Esses foram os acessórios utilizados no processo de produção do manto de Nossa Senhora de Nazaré para o Círio deste ano. Desenhado por Mízar Bonna e confeccionado por Terezinha Rudentmark, o manto - aprovado no último domingo pela coordenação da festa nazarena - está pronto desde junho e será apresentado oficialmente à Diretoria da Festa de Nazaré, além de membros da Arquidiocese de Belém, no próximo dia 7.
Inspirado no tema do Círio, 'Em Maria o verbo se fez carne e habitou entre nós', e no centenário da Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, o manto teve os primeiros traços rabiscados pela desenhista Mízar Bonna há cinco meses. Ela, que já desenha o manto há 11 anos, diz que a tarefa lhe traz energia e muita emoção. 'Sinto uma energia muito grande em poder desenhar o manto e participar dessa corrente de fé', orgulha-se.
Ano passado, lembra Mízar Bonna, o manto lembrava o alvorecer, a aurora contida nas dependências da Basílica. Este ano, a desenhista inspirou-se no abside, o arco que pode ser visto por cima da cúpula que abriga a imagem de Nossa Senhora de Nazaré. 'Sempre procuro reverenciar algo que exista dentro da Basílica. E deu certo. Criei três desenhos e apresentei para quatro pessoas da Diretoria da Festa, que escolheu apenas um', afirma a desenhista, que criou o primeiro manto em 1995.
O trabalho final de dona Mízar pode ser visto a partir da confecção do manto em si. E para isso, entra em cena a estilista Terezinha Rudentmark, que considera o trabalho como 'elegante, sóbrio e simples'. 'Os mantos muito bordados estavam ferindo a cabeça da imagem original. Assim, os historiadores se preocuparam, o que acabou sendo determinante para que os mantos passassem a conter menos pedrarias e fossem o mais leves possíveis', revela a estilista.
Pronto desde junho, o manto está na casa da estilista, de onde só deve sair na próxima quarta-feira, quando será entregue formalmente à Diretoria da Festa de Nazaré.

Nenhum comentário: