terça-feira, 29 de setembro de 2009

Vigilância reforçada no rio

No AMAZÔNIA:

Pelo menos 200 militares e 15 embarcações da Marinha do Brasil serão responsáveis pela segurança da navegação durante a procissão do Círio Fluvial este ano. O número, anunciado ontem pela Capitania dos Portos, supera o do ano passado - em 2008 foram 160 militares e 10 embarcações da Marinha - e ainda será acrescido da participação de civis e de embarcações cedidas pelas 'forças amigas': Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Corpo de Bombeiros e Receita Federal. Capitania dos Portos e 'forças amigas' serão responsáveis pela organização e fiscalização das embarcações que participarão da romaria fluvial, marcada para começar às 9 horas do próximo dia 10.
Segundo o capitão-dos-portos da Amazônia Oriental, José Roberto Bueno Junior, ano passado 588 embarcações participaram da Festa sobre as águas. O número, no entanto, não é fiel à realidade. Isso porque os dados divulgados pelo capitão têm como o base o número de cadastrados na Capitania. 'Eventualmente embarcações não inscritas junto à Capitania dos Portos conseguem burlar a fiscalização e acompanham a procissão', admite o capitão Bueno. A previsão, segundo o capitão José Roberto Bueno, é que este ano o número de embarcações inscritas seja até 10% superior ao registrado ano passado. 'Não há como determinar o índice de crescimento, mas ele vem sendo observado ano após ano', atesta.
Apesar do grande número de embarcações e passageiros, segundo o capitão José Roberto Bueno, ano passado apenas um acidente foi registrado durante o trajeto. 'Duas embarcações se chocaram ano passado, mas foi um acidente sem maior gravidade', garante.
Em tese, além dos meios oficiais, apenas as embarcações com o selo de segurança expedido pela Capitania dos Portos participará da romaria fluvial. O posicionamento e a velocidade máxima dos veículos durante a procissão atenderão às determinações da Capitania.
Como nos anos anteriores, a velocidade das embarcações durante o traslado não ultrapassará 6 nós ou 12 Km/hora. Estima-se que o trajeto pelo rio Guamá seja concluído em três horas. Ano passado os 38 quilômetros navegáveis que separam o trapiche de Icoaraci e a escadinha do cais do porto de Belém foram vencidos em pouco mais de duas horas e meia. 'A duração da procissão dependerá da variação da maré. Acreditamos, contudo, que o Círio Fluvial chegue em Belém até às 11h30 de sábado', diz o capitão dos portos.
Para que nada fuja dos planos feitos pela Capitania dos Portos, este ano a 'Operação Pré-Círio' começará na próxima quarta-feira, dia 30, e encerrará no dia 12 de outubro. O objetivo é fiscalizar todas as embarcações que estiverem se dirigindo para a Região Metropolitana de Belém e inibir a participação de ilegais durante a romaria fluvial.

Nenhum comentário: