quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Assaltantes levam terror a Viseu

No AMAZÔNIA:

Tiroteio, reféns, quatro pessoas baleadas e dois bancos assaltados em dia de pânico na cidade de Viseu, no nordeste paraense. Uma quadrilha fortemente armada, de pelo menos 12 integrantes, invadiu a cidade e assaltou ontem, ao mesmo tempo, duas agências bancárias no centro da cidade. A ação se deu no dia de pagamento dos servidores do Estado. Até ontem à noite não havia informações sobre o montante roubado. Ninguém foi preso.
Por volta de 10h, o bando iniciou um intenso tiroteio pelas principais ruas da cidade. Segundo Giovaildo Reis, atendente de uma farmácia localizada próximo aos bancos, os assaltantes atiraram aleatoriamente, exibindo armas de grosso calibre. 'Eram fuzis e metralhadoras. Todo mundo ficou em pânico', relatou. Quatro pessoas foram baleadas e deram entrada no hospital Municipal. As vítimas do tiroteio, Moisés Santana da Silva, Clodoaldo Waldez Peixinho e Raimundo José de Oliveira foram atingidos na perna e logo receberam alta. Adailnton de Oliveira Azevedo teve uma bala alojada na clavícula e ficou em observação, mas já foi liberado. De acordo com informações do hospital, cerca de dez pessoas também foram atendidas com ataques de hipertensão e nervosismo causados pela violência da quadrilha.
De acordo com a Polícia Civil, o grupo chegou em uma van e em um carro modelo Palio. Os assaltantes atiraram contra os prédios do Banpará do Banco do Brasil, localizados na travessa Lauro Sodré. O grupo se separou e invadiu as agências. De acordo com a polícia de Viseu, cinco agentes que faziam a segurança dos bancos foram rendidos pela quadrilha e não conseguiram reagir ao ataque. O grupo arrebentou as portas giratórias e levou todo o dinheiro dos caixas e da tesouraria. Segundo Warlindo Gomes do Nascimento, 62 anos, professor e servidor público que estava na agência do Banpará no momento do assalto, clientes e funcionários foram rendidos. 'Ficamos todos deitados no chão', disse. Os assaltantes mandaram que Warlindo e outros reféns carregassem malotes de dinheiro para a van estacionada em frente ao banco. 'Eu estava tão nervoso que não conseguia carregar a bolsa. Eles queriam que eu entrasse no carro, mas me escondi e consegui fugir', relatou a vítima.
Depois do roubo, o bando fugiu com cerca de cinco reféns, entre eles, o gerente do Banpará, Fernando Ribeiro dos Santos, um funcionário do BB e dois seguranças. Por cerca de uma hora, o grupo manteve as vítimas reféns e as libertou em uma estrada na área urbana de Viseu. O Palio usado na fuga foi incinerado e abandonado próximo ao trevo, na saída da cidade, na BR-308.
De acordo com informações da delegacia de Viseu, os bandidos pretendiam seguir pela BR-316, que leva ao Maranhão, mas foram surpreendidos no caminho por uma viatura de Bragança, que se encaminhava para Viseu para reforçar as buscas pelo bando. Os bandidos abandonaram a van usada na fuga e se esconderam no matagal conhecido como Juçaral.
Policiais militares e civis de Bragança e Capanema dão apoio às buscas. Um helicóptero da Secretaria de Segurança do Estado do Pará também é usado na procura pelos envolvidos. Agentes da DRCO (Divisão de Repressão ao Crime Organizado) e da Superintendência da Zona Bragantina também atuam na ação.

Nenhum comentário: