segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Senhora da Conceição recebe homenagens de mais de 25 mil

No AMAZÔNIA:

A cidade de Ponta de Pedras, no Marajó, parou ontem para homenagear sua padroeira, Nossa Senhora da Conceição, em mais um círio. Mais de 20 mil fiéis participaram da grande festa de fé, que contou ainda com atrações como os cantores Nilson Chaves e Lucinha Bastos, além de apresentações de corais infantis e cantores em frente à antiga prefeitura. Durante toda a procissão, que este ano teve como tema 'Com Maria Celebramos 30 anos de Caminhada Como Igreja Diocesana', a imagem Santíssima recebeu várias homenagens. As ruas do percurso foram decoradas e fogos de artifício saudavam a rainha dos marajoaras. Incluindo a procissão fluvial, rodoviária e a romaria do círio foram percorridos, no total, cerca de 30km durante a festividade.
A procissão de ontem teve algumas paradas. Um delas foi em frente ao cemitério municipal, para prestar homenagens aos entes queridos. Na frente ao hospital municipal, que ainda não foi concluído, foram feitas orações para os doentes.
Às 10h30, a romaria chegou à Igreja Matriz. Durante a celebração da Santa Missa, dom Alessio Sacardo fez prece para que Nossa Senhora faça com que a palavra de Deus seja compreendida. Ele destacou ainda a influência das drogas, que destrói a juventude, as famílias que são desestruturadas e os governantes que não praticam a justiça social, deixando os pobres desamparados.
A programação continua até o dia 8 de dezembro, encerrando com o recírio. A Barraca da Santa abre todas as noites com atrações culturais e shows com bandas locais. Uma das atrações será a Banda Maíra.
Abaetetuba - Cerca de cinco mil pessoas percorreram ontem as principais ruas de Abaetetuba em mais um Círio de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do município. A romaria saiu às 8 horas da Igreja Nossa Senhora de Nazaré, após a missa solene celebrada pelo padre Reinilson, pároco da Igreja. Em seguida, foram percorridos três quilômetros pelas ruas Magno de Araújo, D. Pedro I, São Paulo, D. Pedro II, Pedro Rodrigues, Barão do Rio Branco, até a Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, onde uma missa campal, celebrada pelo dom Flávio Giovenalle, às 11 horas, encerrou a procissão. Durante todo o trajeto era possível ver casas enfeitadas e muitas homenagens, vindas, principalmente, das escolas do município. 'A participação dos fiéis foi muito boa. Tinha gente de todas as idades', comemora dom Flávio Giovenalle.
A festividade de Nossa Senhora da Conceição vai até o dia 8 de dezembro, com a celebração de uma missa, às 10 horas, na paróquia do município, e a realização da procissão de encerramento, às 17 horas. Até o final da festividade, haverá missa e novena na Igreja Matriz do município, todos os dias, sempre às 18 e 19 horas.

Nenhum comentário: