quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Belém tem novo arcebispo

No AMAZÔNIA:

Após oito meses de espera, fiéis católicos aguardam de braços abertos a chegada do novo arcebispo da Arquidiocese de Belém, dom Alberto Taveira Corrêa. O nome do décimo líder católico da capital paraense foi divulgado na manhã de quarta-feira, 30, pelo administrador diocesano Raimundo Possidônio. Dom Alberto Taveira tem 59 anos é natural de Nova Lima (MG) e possui formação em Filosofia e Teologia pela PUC-MG (Pontifícia Universidade Católica).
Dom Alberto é considerado, por grande parte dos párocos de Belém, um religioso experiente e que faz um bom trabalho por onde passa. O novo líder católico de Belém deixa para trás o arcebispado da Aquidiocese Metropolitana de Palmas, onde estava desde a sua criação, em março de 1996. O bispo já havia sido anunciado nos jornais O LIBERAL e Amazônia, desde março deste ano, como um dos cotados para assumir a arquidiocese belenense, ao lado de dois outros arcebispos, dom Milton Santos, de Cuiabá (MT) e do santareno dom Gilberto Pastana, de Imperatriz (MA).
Uma das características do novo líder católico de Belém é o apreço pelos meios de comunicação como forma de evangelizar. Dom Alberto teve um programa diário na Rádio Nova Aliança e atualmente é diretor espiritual da emissora Canção Nova. Além disso, o bispo também possui uma boa relação com políticos religiosos e é presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) Regional Centro Oeste.
Conforme avalia o monsenhor Raimundo Possidônio, o arcebispo terá pela frente muito trabalho. 'Nós temos 60 paróquias para admininstrar, além do Círio, que todos nós sabemos que é a uma das maiores manifestações religiosas do mundo. No entanto, ele é um grande incentivador dos movimentos católicos e sempre se mostrou preocupado com a formação do clero', afirma.
A cerimônia de posse do novo arcebispo de Belém está marcada para o dia 25 de março, na Catedral Metropolitana, no bairro da Cidade Velha. Antes disso, no mês de fevereiro, em data a ser confirmada, dom Alberto Taveira fará uma rápida visita a Belém.
Para o arcebispo emérito de Belém, dom Vicente Zico, o nome de dom Alberto foi abençoado. 'Com esta escolha, me certifiquei mais ainda de que o Espírito Santo conduz a nossa Santa igreja. Este é um momento muito forte para a nossa diocese, o nome escolhido faz jus à nossa necessidade', afirma. Conforme lembra dom Zico, esta será a quarta vez que Belém terá um arcebispo mineiro. 'O primeiro deles foi dom Afonso de Moraes, que ficou conosco por nove anos'.
Para César Neves, membro da diretoria da Festa do Círio Nazaré, a chegada de dom Alberto Taveira vai motivar ainda mais os fiéis. 'Para a diretoria da festa, realmente faltava a presença de um arcebispo, que não somente motiva os fiéis, como também aplica uma injeção de ânimo nas comunidades. Sem dúvida será uma participação importante no Círio 2010', afirma.
Mensagem - Em carta enviada pelo novo arcebispo de Belém, dom Alberto Taveira Corrêa, o bispo enfatizou que o caminho de Deus é que guia seus servos, e por isso se sentia muito feliz em ser conduzido pelo Criador até Belém. 'Confiei à Virgem Maria, Nossa Senhora de Nazaré, a resposta positiva ao novo chamado de Deus', comenta. Dom Alberto promete trabalhar pelas pessoas mais simples e pobres, inclusive pelos marginalizados. Quanto aos planos, os únicos até então ditos pelo arcebispo é o de anunciar Jesus Cristo e conhecer e amar o povo que lhe está sendo confiado pela providência divina.

Nenhum comentário: