quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Virada, destruição e medo em Mosqueiro

No AMAZÔNIA:

Um vendaval de aproximadamente 15 segundos, seguido de chuva forte que durou uma hora, derrubou árvores e deixou um cenário de destruição em parte da avenida Beira-Mar, em Mosqueiro. Sete bairros do distrito ficaram sem energia elétrica, já que cabos de energia foram rompidos com a queda de árvores. O vendaval ocorreu por volta das 16 horas, e até às 20h30 de quarta-feira (30), apenas uma parte do Ariramba, onde os estragos foram maiores, continuava sem energia elétrica. Técnicos da companhia elétrica estavam no local e trabalhavam para restabelecer a distribuição da eletricidade.
Moradores da área entre Morubira e Ariramba ficaram assustados com a força do vento, e disseram ter visto uma espécie de tromba d’água, de grandes proporções, que varreu aquele trecho da avenida Beira-Mar em questão de poucos segundos. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, ninguém ficou ferido. Três casas foram atingidas com árvores e precisaram ser interditadas. Por sorte, não havia moradores em nenhuma delas.
Eduardo de Lima Cunha, morador do Ariramba há sete anos, disse que, após o vendaval, choveu muito forte durante aproximadamente uma hora, aumentando os estragos. Ele contou que um garoto que estava em uma bicicleta chegou a ser atingido pelo galho de uma árvore, mas não se feriu. 'O vento saiu destelhando várias casas aqui nas proximidades e derrubando árvores. A Beira-Mar ficou interditada, com tantas árvores caídas', relatou. Segundo ele, tem chovido bastante em Mosqueiro nos últimos dias, mas o que aconteceu na quarta-feira nunca tinha sido visto.
O Corpo de Bombeiros foi acionado minutos após a ventania, e ainda sob a chuva, seis homens começaram os trabalhos para a retirada das árvores da pista. De acordo com o sargento Vaz, já que não houve feridos, a prioridade era desobstruir a via, além de isolar as áreas onde estavam as três residências que foram atingidas por árvores que tombaram. Ainda de acordo com ele, cinco árvores de grande porte foram abaixo com o vendaval, além de várias outras de médio e pequeno porte. Os galhos e troncos foram colocados às margens da avenida, e deverão ser retirados nesta quinta-feira (31) de manhã pela prefeitura. Ainda nesta quinta-feira, o Corpo de Bombeiros vai retirar as árvores que caíram nos telhados das casas e verificar se é possível ou não liberar as residências, que foram interditadas na quarta-feira. 'A decisão foi tomada por medida de segurança', explicou.
Na noite de quarta, o trânsito não era intenso em Mosqueiro. Ainda na rodovia BR-316, foi possível perceber que o tráfego de veículos era tranquilo em direção à ilha. Na área atingida pelos fortes ventos, apesar do fluxo de carros dos Bombeiros e da companhia elétrica, não foi registrado engarrafamento.
Segundo nota da Rede Celpa, os bairros que ficaram sem energia foram: Ariramba, Carananduba, Paraíso, Marahu, Baía do Sol, Furo das Marinhas e Morubira. Apenas parte do Ariramba estava sem energia às 20h30 de quarta. A previsão é que o fornecimento fosse normalizado por volta das 22h30, segundo funcionários que trabalhavam no local.

Nenhum comentário: