quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Desencontros no governo. Pior para o patrimônio público.

De um Anônimo, sobre a postagem As “obras” da Secult em Bragança:

[...]
Realmente, o governo tucano não fez nenhum restauro nos prédios históricos do interior do Estado, mas já não está na hora desse governo parar de ficar falando isso e começar a agir; afinal de contas, já são quase quatro anos e nada.
Em Braganca, o ex-prefeito Zé Diogo (PSDB) se gaba de que "restaurou" a prefeitura e a antiga residência dos prefeitos, onde hoje funciona a Secretaria Municipal de Saúde.
Pois bem, se vocês entrarem nesses prédios, vão perceber que, em vez de restaurar, ele cometeu um crime, colocando forros e divisórias de PVC, além de outras aberracões.
Quanto à Escola Estadual Mâncio Ribeiro, a mesma não é reformada há muitos anos. Porém, até o ano de 2007, ainda funcionava (em precaríssimas condicões).
Como Bragança se ressente de um espaço cultural de qualidade (oficina de arte, escola de música etc.), o prefeito, juntamente com a deputada Simone Morgado, o secretário Estadual de Cultura e o secretário Estadual de Educação, firmaram um acordo em 2007: o prefeito doaria um terreno para a construção de uma nova escola que seria construída pela Seduc, a Secult ficaria encarregada de elaborar o projeto de restauro e a deputada Simone garantiria no orçamento do Estado, recursos necessários para iniciar a obra.
O projeto foi concluído pela arquiteta Filomena Mata (expert nesse assunto), ex-técnica da Diretoria de Patrimônio Histórico da SECULT. A deputada Simone Morgado garantiu no orçamento de 2008 recursos da ordem de R$ 1 milhão e o prefeito foi à Seduc tratar da doação do terreno.
Já estava no comando da Seduc a nova Secretária de Educação (Bila), que sugeriu que a parte superior do prédio funcionasse como espaço de capacitacão dos professores da região e a parte inferior serviria para abrigar a área cultural.
Após alguns meses, para surpresa de todos os que acompanhavam o processo, a Seduc apresentou outro projeto, vejam só, desconhecendo totalmente a existência daquele elaborado pela Secult. O projeto da Seduc era simplesmente para reformar a escola. Acredito que a Bila deve ter esquecido de passar as informações completas para os técnicos, pois eles pensavam que os alunos ainda retornariam para estudar na mesma escola, desconhecendo por completo que ali seria uma escola de arte.
Êta governozinho entrosado.
Enquanto isso, o prefeito já tinha providenciado a transferência dos alunos para uma escola provisória, até que a nova fosse construída. Quando foi evacuado, em 2008, o prédio ainda tinha forro, piso (pau-amarelo), janelas, portas, apesar de bastante deterioradas. Só que ficou entregue às baratas, pois a Seduc não colocou nenhum vigia e o prefeito, por sua vez, esperando a posição das Secretarias de Estado, irresponsavelmente, não colocou a guarda municipal para proteger o que ainda restava, pois, apesar de ser um prédio pertencente ao Estado, merecia todo cuidado da prefeitura, mesmo porque se trata de patrimônio tombado pelo município.
Foi aí que os vândalos começaram a agir livremente, dia após dia, até que rapidamente o prédio ficou como aparece nas fotos, viu AndersonnBelem? Os vândalos agiram em 2008, portanto no governo Ana Júlia. Em menos de um ano, eles roubaram tudo.
Observe o "entrosamento" dos secretários. Os desencontros foram tantos que a governadora, ao conceder uma entrevista a uma rádio local, em julho de 2009, relacionou várias escolas reformadas em Bragança, inclusive a histórica Mâncio Ribeiro. Coitada, mente que não se sente!
SOS Madrasta do Pará, salve o Mâncio.

5 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns ao TJPA, as provas são claras e mostram que nao foram respeitadas os requisitos mínimos de tempo e cuidado entre a cir bariátrica e a cir plastica. O cirurgião ( com denúncias anteriores ), claramente assumiu o risco de forma intencional e consciente. Que o JP decida e a justiça seja feita.

Anônimo disse...

Grande Paulo,

Obrigada pela publicação, em destaque, do comentário.

Anônimo disse...

E a sede da prefeitura que está caindo aos pedaços e por isso foi transferida há um ano para outro endereço? De quem é a culpa? Ninguém vai me rsponder?

Anônimo disse...

Anônimo das 20h30, cansei! E com certeza, o poster tbm. Temos muito ainda pela frente, tá certo? Mas posso te dar uma dica pra você sair na frente, de quatro braçadas. Em investigação a Associação Cáritas e a Associação dos Amigos do Theatro da Paz.

Anônimo disse...

ô AndersonBelém, cumpanehru-defensor-do-indenfensável, tá perdendo todas, de goleada, sumanu.
Tentar justificar que tudo de ruim foi coisa da tucanagem, não é desculpa para o tal "governo da mudança" deixar de fazer a sua parte.
Já se foram 3 anos de paralisia, de nada de nada, só conversas e propaganda enganosa do governo cumpanheru.
Ah,sim, e de mal uso do dinheiro público, para dizer o mínimo.
Conta outra.