quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Guardas aparecem nas ruas

No AMAZÔNIA:

O trânsito de Belém parece ter dado um salto para melhor em apenas dois dias. As mudanças, no entanto, foram provocadas pela própria população, que acompanhou nos últimos 12 dias matérias sobre as deficiências no tráfego causadas pelas fortes chuvas, alagamentos, congestionamentos e a ausência de agentes da Companhia de Transporte do Município de Belém (Ctbel). A partir das reportagens, leitores denunciaram que guardas ficavam parados em uma fruteira no horário de pico e, quem sabe, como forma de mostrar o contrário, a companhia espalhou agentes nas ruas.
Na terça-feira pela manhã, dia em que a matéria foi publicada, agentes da Ctbel foram vistos, a postos, em áreas como as avenidas Júlio César, Almirante Barroso, José Malcher e Magalhães Barata. Ontem, por todo o dia, sobretudo entre 7h e 8h, os agentes orientavam e fiscalizavam o tráfego na rua da Mata, no bairro da Marambaia; nas avenidas Pedro Álvares Cabral e Almirante Barroso, no Souza; na travessa Humaitá com a Almirante Barroso, no Marco; e ao longo da avenida José Malcher, onde, pela manhã, o fluxo de carros é intenso.
Entre 12h e 16h, a reportagem conferiu exatos 19 guardas atuando nas ruas da cidade. Eles estavam na avenida José Bonifácio, onde um acidente interrompeu o trânsito, que após a orientação de dois agentes fluiu normalmente.
Nas áreas consideradas críticas pela própria Ctbel, como as próximas aos canais da 14 de Março, da Quintino e da Generalíssimo, os guardas também estavam presentes, assim como no Entroncamento e nas avenidas Duque de Caxias, João Paulo II e as principais ruas do Centro de Belém.
Para o diretor de trânsito da Ctbel, Joaquim Souza, a rotina dos agentes não mudou. Ele ressalta que diariamente são traçadas estratégias para evitar grandes congestionamentos e destacou que ontem e hoje a atuação dos guardas está concentrada na rodovia Transmangueirão, que ele afirma receber todo o fluxo de veículos que passam pela rodovia Arthur Bernardes.
Joaquim disse que as matérias repercutiram nas ruas da cidade, mas garantiu que seu posicionamento continua o mesmo, enquanto gestor operacional do tráfego. 'Hoje (ontem), nos reunimos e definimos que concentraremos na Transmangueirão. Na segunda-feira que vem, as estratégias serão focadas em outra área. E assim, vamos continuar a trabalhar', reforçou.

3 comentários:

Anônimo disse...

Ontem havia um agente na 14 de março com a João Balbi.
Não sei pra que, pois ali NUNCA se fecha cruzamento.

O agente deveria se deslocar para a Generalíssimo com a João Balbi, onde entre 12 e 14h e 17:30 e 20h o cruzamento é comumente fechado pelos motoristas.

Também alguém precisa informar ao diretor da CTBEL que o cruzamento da 14 de março com a Domingos Marreiros não é fechado (tinham um guarda lá dias atrás) e sim o da 14 de março com a Antônio Barreto (onde nunca há agentes).

Não vi no período informado pelo blog agentes nos cruzamentos da gov. josé malcher com a 14 de março e com a generalíssimo, locais campeões desse tipo de infração, o que transparece que a CTBEL não tem mesmo interesse algum em fiscalizar, nos horários de pico, esses cruzamentos.

É uma lástima!

Anônimo disse...

Planejar diariamente não significa planejar, significa falta de rumo...

ANDERSONNBELEM disse...

os guardas continuam em lugares que não há problemas de engarrafamentos. ontem eles estavam na rua sim,e por sinal em lugares bastante estratégicos para multar os motorista, pois qual anecessidade de ter um guarda no cruzamento da TV Berredos com a RUA Santa Isabel em Icoaracy, e ainda diga-se de passgem escondido atras de uma arvoré.
É meus caros,é agalinha dos ovos de ouro da "Duciolândia" em ação!