sábado, 27 de fevereiro de 2010

Pais vão responder por crime de filhos

No AMAZÔNIA:

Devido ao grande número de adolescentes envolvidos em homicídios no bairro do Guamá, a delegada Ione Coelho decidiu tomar medidas drásticas para coibir o avanço da criminalidade na área. A partir de agora, os pais dos infratores também poderão ser indiciados pelos crimes cometidos pelos filhos. Segundo a delegada, como a educação dos jovens é de responsabilidade dos genitores, eles devem ser culpados por todos os seus atos. Caso sejam condenados, a pena varia de dois a quatro anos de prisão.
'A família também é culpada pelo envolvimento dos adolescentes no crime. Enquanto eles estão roubando e matando, os pais ficam em casa assistindo televisão. E o pior: a maioria deles não quer enxergar a realidade', disse Ione Coelho.
Os pais serão indiciados por abandono de incapaz, tanto maternal como intelectual, após a conclusão do inquérito do adolescente. Alguns já foram finalizados e, em breve, serão encaminhados para a Justiça. 'Tem escola e oportunidade para todo mundo. Não podemos admitir que somente o Governo seja responsabilizado, quando os pais é que não seguram as rédeas de seus filhos', ressaltou.
O advogado Eduardo Imbiriba informou que o indiciamento dos pais é constitucional, mas, para ser levado a julgamento, deverá ser analisado pelo Ministério Público. Se aprovado, o caso será julgado pelo Juizado da Infância e da Juventude.
Dos 10 homicídios registrados no Guamá somente em janeiro deste ano, pelo menos 90% tiveram a participação de adolescentes. A situação dos jovens é tão grave que, de acordo com o diretor de Polícia Metropolitana, o delegado Paulo Tamer, os roubos a transeuntes, por exemplo, são praticados por pessoas com, no máximo, 21 anos. É raro encontrar alguém que esteja em um grupo maior que essa faixa etária.
Além do alto índice de violência, o que também chama atenção no Guamá é a forma violenta como os crimes acontecem. 'Antes, você era roubado e nem sabia como era o ladrão. Agora, ele te faz te refém', explicou Paulo Tamer.
Outra característica dos homicídios na área é que todas vítimas desses assassinatos possuem antecedentes criminais, o que leva a crer que a maioria tem ligação com o tráfico de drogas, que tem como principal característica os crimes por acerto de contas e partilha de roubo entre bandidos. Quando um se sente injustiçado com a divisão do que foi roubado, acaba matando o outro.

Um comentário:

Anônimo disse...

A delegada de repente descobriu a roda, o fogo e a pólvora, tudo de uma só vez. O abandono material ou inlectual de incapaz já está previsto no ECA desde a sua promulgação em 1990. Como a Polícia nunca fez nada contra os pais, a conclusão a que se chega é que ela só tem prevaricado esse tempo todo. No fim, todos descumprem seu dever: pais, conselhos tutelares, educadores, sociedade, polícia, ministério público, juudiciário e governo.