domingo, 28 de fevereiro de 2010

Sobram mais de 900 vagas

No AMAZÔNIA:

Mais de 900 vagas não foram preenchidas no Processo Seletivo Seriado 2010 (PSS) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Somente no curso de Letras - Licenciatura em Língua Portuguesa (noturno) em Santarém, 44 vagas ficaram sem alunos. Um total de 951 vagas, dentre as 6.082 oferecidas, não foram preenchidas - o que representa um montante de 12% de sobra. Este número foi três vezes superior ao volume registrado no PSS do ano passado, quando 313 vagas (7%) não foram ocupadas. A maioria das sobras foi registrada no interior do Estado. O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) deve ainda este mês deliberar sobre a forma como as vagas desocupadas serão novamente ofertadas à sociedade.
Ao todo 5.131 classificados devem procurar a UFPA nos próximos dias. A partir do dia 3 de março, os 1.787 aprovados no interior devem ir ao campus da universidade nas respectivas localidades. Já os 3.344 classificados na capital terão de se habilitar a partir de 8 de março. As aulas para os calouros se iniciam no próximo dia 15. Segundo afirma o diretor do Centro de Registro e Indicadores Acadêmicos (Ciac), Aluízio Barros, os candidatos aprovados que deixarem de apresentar a documentação dentro do prazo estabelecido pela instituição, perderão automaticamente a vaga. 'As dúvidas referentes à documentação devem ser sanadas no site da universidade (www.ceps.ufpa.br), assim como a informação dos locais de habilitação', afirma.
Calouro - O vestibular da UFPA deste ano contou com a participação de 50.463 candidatos inscritos, sendo que 15.497 estudantes chegaram à última fase. A disputa por uma das 6.082 vagas, distribuídas entre 144 cursos, contou com uma grande quantidade de alunos com dificuldade na hora de escrever. Dos mais de 15 mil finalistas, pelo menos 3,5 mil pessoas foram eliminadas por nota insuficiente na redação - o que representa um percentual de quase 23%. Os faltosos computaram um número equivalente a 521 candidatos.
O primeiro lugar geral no processo seletivo da UFPA foi Pedro Henrique Carmona Chaves. Aprovado em Medicina, o calouro obteve 734.73 pontos. O aluno Antônio Soares da Silva Júnior, também aprovado no curso de Medicina, conquistou 730.54 pontos. O terceiro colocado foi Francisco das Chagas Borges Neto, candidato ao curso de Direito, que fez 727.97 pontos. Dos dez calouros mais bem colocados, seis conquistaram uma vaga no curso de Medicina.
Ideal - A festa no Colégio Ideal começou logo após o início da divulgação da lista de classificados. Mais de três bandas animaram a festa de pelo menos 70% dos alunos do colégio, aprovados nos 144 cursos da instituição de ensino superior. A escola de samba Império Pedreirense também contribuiu com a festa dos calouros. Churrasco, cerveja, refrigerante e caldo de feijão não faltaram para os alunos do Ideal classificados no PSS-2010 da UFPA. Mais de 2,5 mil pessoas fizeram parte do festejo. Uma delas foi André Pereira, aprovado no curso de Direito. 'Eu vim de Paragominas, há exatos 12 meses, para estudar e tentar ter uma vida melhor na capital. Mas quando decidi mudar para Belém, eu estabeleci metas, e nelas foquei até conquistá-las. Hoje, posso dizer que venci. Agora, é esperar as próximas etapas', revela.

Nenhum comentário: