quinta-feira, 4 de março de 2010

Jordy critica pressão do governo sobre deputados

O deputado estadual, Arnaldo Jordy (PPS) repudiou da tribuna, nesta quarta-feira (03), a forma como o governo estadual vem pressionando o Poder Legislativo para ver aprovado o pedido empréstimo de R$ 366 milhões, que se encontra em tramitação na Casa. As pressões estariam vindo via prefeitos e vereadores a pedido do próprio governo.
“Estive recentemente no Baixo Amazonas e vários vereadores nos procuraram pedindo a aprovação do empréstimo, como se essa Casa fosse a responsável ou culpada por tudo que não é realizado no Estado”, lamentou o parlamentar, questionando o porquê de o governo não procurar diretamente o legislativo para conversar e esclarecer dúvidas, já que a Assembléia nunca teria se negado a aprovar os empréstimos solicitados pelo executivo. “A Assembléia já autorizou ao governo mais de R$ 2 bilhões de empréstimos e, ainda, retirou dinheiro do seu orçamento para investir na área da segurança pública”, explicou, considerando a pressão uma chantagem do governo ao legislativo estadual.
Sobre chantagem, ele também criticou a forma como o Partido dos Trabalhadores e as suas diversas tendências vêm utilizando as instituições públicas: como moeda de troca para os seus interesses. Ele citou o caso do Incra, de Marabá, envolvido em uma disputa dessas tendências. Na época, a deputada estadual, Bernadete Ten Caten (PT) chegou até a ameaçar a disputar a convenção do partido caso um indicado seu não fosse nomeado para o órgão. “O que o cidadão, que paga os seus impostos, tem a ver com a luta interna do PT”? questionou, afirmando que essas instituições são republicanas e não são propriedades de nenhum partido.
Ele citou ainda a tentativa de esvaziamento da Casa Civil, órgão que também tem sido alvo das disputas internas do PT. “Infelizmente, o partido resolveu se apropriar dessas instituições, fazendo-as reféns de seus interesses”, condenou, voltando a lamentar as chantagens que vêm sendo feitas pelo governo para a aprovação do empréstimo, cujo pedido ainda se encontra em análise do legislativo.

Fonte: Assessoria Parlamentar

4 comentários:

Anônimo disse...

Esse dputado Jordy....... Minha admiração por ele há muito se foi! Hoje, o vejo como um tremendo demagogo. Só sobe à tribuna quando lhe convém.

Anônimo disse...

Sabe como é, né? O governo da Ana não tem a maioria, diferente dos passados que passavam o rolo, o rodo e ainda enxugavam. O máximo de oposição que enfrentaram na AL foi de 6 deputados. Nesse governo a história é inversa, daí tem que ter habilidade política para fazer acordos, o que não está sendo o forte do PT, principalmente neste ano eleitoral, não é Jordy?

Guilherme Tell disse...

Até hoje nao consegui o que é o forte do PT. Nao estao conseguindo se entender nem entre eles mesmos! Sei nao.. essa historia de demagogia e conveniencia logo agora?! dá até pra desconfiar de um certo medo do que vem por ai por para dos petistas!

Anônimo disse...

se tivessem distribuido o bolo teria sido aprovado
quis tudo,não leva
tudo é uma questão de preço
a época é de eleição
vai ter que fatiar, se quiser para si também