terça-feira, 2 de março de 2010

Tesouros arquitetônicos abandonados. Em Bragança.

Do leitor Tanto, sobre a postagem As “obras” da Secult em Bragança:

Eu choro por Bragança, um lugar único no Pará. A cidade é linda, agradável, tem patrimônio arquitetônico fabuloso, uma praia linda, mas infelizmente é esquecida. Podia ser um polo turístico procurado por turistas daqui e de fora... mas nada.
Estive em Bragança em janeiro, um final de semana no Solar do Caeté, um final de semana para reviver os bons momentos de sempre, lá.
Pena que deixem esse tesouro, essa jóia, sumir assim.

4 comentários:

Anônimo disse...

"Visitem o Pará...antes que acabe."
Só vai ter pacpacpacpacpac pra mostrar, e olhe lá.

Anônimo disse...

Bragança está abandonada, a praça em frente a prefeitura (caindo aos pedaços), é uma imundice. O mato toma conta do lugar e como se vê não são apenas os prédios que precisam de cuidados.
E o prefeito, mora lá?

sílvia disse...

Grande Paulo,

O anônimo de 18h31 tem razão. Estive em Bragança neste final de semana e fiquei muito triste com que eu vi.Uma cidade tão bonita e completamente abandonada. Percorri nove comunidades dos campos de Bragança. Um deleite aos olhos dos visitantes. A lua exuberante, no finalzinho da tarde, favorecia aquele cenário de encantos que, confesso, não conhecia. E olhe que já andei por 135 municípios do Pará. Lembra muito o nosso igualmente abandonado e sofrido Marajó. Nem governo, nem prefeitura presentes. E o pior: sem perspectiva de mudança, melhoria, de o mínimo de dignidade, sabes? Numa dessas comunidades não consegui conter o choro. A situação era tão grave, que oito crianças estavam em estado avançado de desnutrição. Lembrei do meu filho Caio que encontrei em situação semelhante e, graças a Deus, carreguei no colo e levei pra casa. Hoje, ele tá lindo, cheio de vida e saúde aos 10 anos.
Na outra ponta, conheci o sargento Herivelto que dedica todos os sábados a crianças de 7 a 14 anos, ensinando, como ele próprio diz, a formar cidadãos de bem. São crianças da Vila Sinhá, um bairro muito pobre de Bragnaça. E pra gente, o sonho dele está tão perto do possível. Ele quer tão somente formar atletas para jogar futebol no Bragantino, nosso Tubarão do Caeté (sim, porque já encomendei a nova camisa do time).Vejá só. Dá um tristeza danada,um sentimento de impotência de que você não fez nada, ou quase nada pra ver o sorriso de quem você acabou de se apaixonar. Fazer o que? Caio eu te amo.

silvia disse...

Ainda a pouco soube que pediram minha cabeça por conta do comentário postado acima. Veja só como são as "otoridades" de Bragança...Não me conhecem na TPM, nem fora dela.